Por Leticia Bragaglia
O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência acontece pelo sétimo ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. E não é a toa que tanta gente esteja querendo falar sobre o assunto. Esta é uma questão que mexe não só com a vida das famílias como também é um tema de saúde pública.
Aqui no Brasil, alguns números que aparecem em uma pesquisa da Unifesp impressionam e ressaltam a urgência dos debates sobre o tema:
73% dos entrevistados não usaram métodos contraceptivos na primeira relação sexual
82% iniciaram a vida sexual até os 17 anos
54% dos entrevistados já tiveram relações no primeiro encontro
A gravidez na adolescência já foi tema do Papo de Mãe. Para assistir ao programa clique
AQUI.
Uma data especial – Todos os anos,
no dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. A criação da data foi uma iniciativa de organizações não-governamentais e sociedades internacionais, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os métodos contraceptivos e sua inclusão
no dia a dia, a fim de evitar uma gravidez não planejada ou DST’s. No site desenvolvido especialmente para a campanha, o
www.vivasuavida.com.br – este ano com o tema “É a sua vida, é o seu futuro – conheça suas opções, conheça seu corpo, conheça seu parceiro” –, os interessados encontrarão diversas informações sobre o assunto.