Roberta Manreza Publicado em 02/08/2017, às 00h00
Por Roberta Manreza para o Portal Papo de Mãe
Nasce 1 bebê a cada três segundos no mundo. 77 milhões de nascimentos por ano no planeta. Além dos benefícios para a saúde dos bebês, das mães, da questão do vínculo afetivo e de diversos outros pontos positivos, a amamentação é sustentabilidade também. Imagine só a quantidade de água potável para preparar as mamadeiras dos bebês recém-nascidos que seria necessária se eles não mamassem no peito? Ferve-se a água, prepara-se a mamadeira e depois ainda é preciso lavá-la. Quanta economia e sobrevivência é possível garantir com a amamentação?
Em todo o mundo, estamos celebrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da amamentação. A ideia é promover, apoiar e incentivar esse ato tão simples que pode salvar vidas.
O tema da campanha deste ano é Amamentação faz bem para o seu filho, para você e para o planeta. O Brasil é referência, quando se trata de aleitamento materno, registrando uma taxa de 41%. O nosso país está à frente dos Estados Unidos, Reino Unido e China, com o dobro das taxas de aleitamento até os seis meses (exclusivamente) e até 12 meses de vida, quando comparado a esses países.
Isto tudo graças ao trabalho profissional muito sério e incansável de inúmeros profissionais de saúde brasileiros. Um desses exemplos é a pediatra e neonatologista Dra. Jane Szmid. Ela já foi chefe de UTI Neonatal de vários hospitais públicos e privados em São Paulo. Com uma verba vinda do Japão, montou um banco de leite em uma maternidade pública e reduziu o índice de mortalidade no berçário. São 38 anos de formada, 38 anos de muito amor e dedicação para ajudar as mamães neste importante e fundamental momento.
Assista à entrevista exclusiva que a Dra Jane deu para o Portal Papo de Mãe:
A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês recebam leite materno, exclusivamente até o 6º mês de vida, e até os dois anos ou mais, associado à alimentação complementar saudável.
Assista ao Papo de Mãe sobre seis meses e amamentação: