Live Maratona de 24h de Educação Ambiental 04/10, Domingo às 7h.
Roberta Manreza Publicado em 02/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h56
Por SOS Ambiental*,
Educar para prevenir é o que acredita o biólogo para que cenas como as do Pantanal de incêndios e animais queimados não se repitam
O biólogo Diego Sanchez com alguns de seus animais licenciados que participarão da live
Incêndio no Pantanal, animais queimados, desmatamento na Amazônia, a naturezapede socorro. Se procurarmos, a culpa sempre é do ser humano. O biólogo Diego Sanchez, da SOS Ambiental, dedica sua vida à Educação Ambiental, pois acredita que é preciso educar para respeitar, um desafio constante para desenvolver atitudes e ações conservacionistas.
Inconformado com a realidade dos incêndios atuais, decidiu fazer uma live deEducação Ambiental durante 24h no Dia da Natureza e Dia Mundial dos Animais, 04 de outubro, com a participação de animais silvestres licenciados pelo IBAMA e biólogos parceiros que participam dos resgates dos animais no incêndio do Pantanal para chamar a atenção sobre como as consequências de nossas atitudes refletem na natureza e o que podemos fazer para não piorar este cenário.
A data foi escolhida para live, pois foi criada (1930) com o intuito de incentivar a reflexão sobre o cuidado com os animais, preservação e a importância que têm na vida das pessoas.
Gustavo Figueirôa, biólogo da SOS Pantanal, fará uma participação e contará sua batalha de resgate dos animais queimados no incêndio que têm devastado o Pantanal. A bióloga Maysa Santoro também está na região e falará da perda da biodiversidade no mundo e suas consequências. A maratona também conta com a participação do biólogo Camilo Carrasco que dividirá suas experiências com tartarugas marinhas na África e Indonésia.
Para estar ao vivo durante 24h, Diego preparou 120 vídeos de 10 minutos com curiosidades e outras surpresas que soltará a cada 50 minutos, tempo que usará para tomar fôlego, mudar equipamento de ambiente, descansar, se alimentar, etc.
“Minha ideia é mostrar que se pode realizar educação ambiental em redes sociais de forma interativa e dinâmica e aumentar ainda mais a rede de pessoas conscientes.”, comenta Diego. “A criança sensibilizada sente-se estimulada a participar na defesa e fiscalização do meio ambiente, formando cidadãos com maior senso crítico e participativos.”, completa.
A live acontecerá simultaneamente no perfil da SOS Ambiental do Youtube e Tik Tok, rede na qual atingiu 50 mil seguidores em apenas 3 meses.
Live Maratona de 24h de Educação Ambiental 04/10, Domingo às 7h.
DIA DA NATUREZA E DOS ANIMAIS
CRONOGRAMA
7:00 h – Conhecendo o quintal da SOS (50 min):
A idéia é apresentar o espaço e mostrar os bichos.
8:00 h – Limpeza dos Recintos:
Bastidores: Mostrar o dia-a-dia da SOS Ambiental. O que os bichos comem, limpando os potes, tocando os potes, tirando cocô.
9:00 h – A Natureza do Brincar:
Atividades interativas, divertidas para todos brincar com o tema Meio Ambiente e Floresta.
10:00 h – Oficinas Ecológicas:
Oficina de Terrário, Oficina do Minimundo em suas mãos e a Oficina de chaveiro de Dragão.
11:00 h – Tartarugas Marinhas:
Conservação de Tartarugas Marinhas no Mundo com o Biólogo Camilo Carrasco na sede da S.O.S Ambiental
12:00 h – Pelúcias WWF:
O biólogo vai falar sobre algumas espécies de “animais bandeira”, símbolos de projetosde conservação mundial – e citar alguns brasileiros.
Rinoceronte, Coala, Panda, Arara-Azul, Mico-Leão-Dourado, Onça Pintada, etc.
13:00 h – Estação de reciclagem:
Importância da reciclagem e consumo consciente, composteira caseira e mostrar a estação de coleta seletiva da SOS Ambiental, além da nossa composteira, horta orgânica e fazer uma horta ao vivo.
14:00 h – Abelhas:
A importância das abelhas para o planeta e o equilíbrio dos ecossistemas e conhecer uma colmeia de abelha Jataí (sem ferrão) por dentro: vamos abrir nossa colmeia e saborear o mel, além de observar de perto a movimentação do trabalho das operárias.
15:00 h – Participação do Biólogo Gustavo Figueirôa via Instagram/ SOS Pantanal:
O que está acontecendo agora no Pantanal. Gustavo está in loco trabalhando com os animais vítimas da queimada gravando um documentário.
16:00 h – A natureza do Brincar:
Atividades interativas, divertidas para todos brincar com o tema meio ambiente e floresta.
17:00 h – Roedores:
A relação entre os ratos e os seres humanos. Suas crenças, costumes e religião.
18:00 h – Participação da Bióloga Maysa Santoro via Instagram/ Perda da biodiversidade
Um bate-papo com a visão da bióloga sobre os projetos de conservação pelo mundo.
19:00 h – Tartarugas:
Cágado e seu parente Centenário Jabuti, a diferença entre as tartarugas de terra, de água doce e de água salgada, além da abordagem do grave problema da poluição dos oceanos.
20:00 h – Serpentes: falando sobre o incrível mundo das Serpentes.
Com as nossas 10 serpentes, entre elas as nossas jiboias: jiboias Arco-Íris da Caatinga, jiboia Arco-Íris da Amazônia, Serpente Caninana, além da King Snake.
21:00 h – Jacaré-de-Papo-Amarelo:
Falando sobre uma das espécies mais ameaçadas de extinção por conta da perda es destruição da Mata Atlântica.
22:00 h – Falcoaria – Coruja e Gavião:
Falando sobre coruja Suindara e do gavião-Asa-de-Telha, além da técnica milenar de Falcoaria.
23:00 h – Tour Noturno pela sede da SOS Ambiental:
O objetivo é entender os hábitos noturno dos animais da SOS Ambiental e alimentar a coruja Suindara.
24:00 h – Lagartos:
Que tal se apaixonar por uma família de Lagartos Teiús, e mais dois lagartos Iguanas para falar sobre animais carnívoros, herbívoros e onívoros?
1:00 h – Anfíbios:
Na calada da noite são eles que chegam: os anfíbios barulhentos noturnos. Aprender a diferença entre sapo, rã e perereca – além de curiosidades.
2:00 h – Equipamento para um biólogo ir à campo e um curso de manejo de como segurar cobras, lagartos e jacarés para biólogos e amantes de natureza.
3:00 h – Aula Didática com crânios de dentição:
Os quatro modelos (Áglifa, Opistóglifa, Proteróglifa, Solenóglifa) maior que o normal; e esqueleto tamanho real de cascavel tudo em 3D.
4:00 h – Falcoaria – Coruja e Gavião:
Falando sobre coruja Suindara e do gavião-Asa-de-Telha, além da técnica milenar de Falcoaria.
5:00 h – Jacaré-de-Papo-Amarelo:
Falando sobre uma das espécies mais ameaçadas de extinção por conta da perda es destruição da Mata Atlântica.
06:00 h – Serpentes: falando sobre o incrível mundo das Serpentes.
Com as nossas 10 serpentes, entre elas as nossas jiboias: jiboias Arco-Íris da Caatinga, jiboia Arco-Íris da Amazônia, Serpente Caninana, além da King Snake.
Sobre Diego Sanchez:
Proprietário da SOS Ambiental, Diego é graduado em Ciências Biológicas pela PUC/SP (2002) e sócio-fundador da reptilterapia do Instituto Walking Terapia Reptilterapia e coordenador de projetos e viagens. Por 8 anos foi o biólogo do programa “Tudo éPossível” na TV Record ao lado de Ana Hickmann. Participa de reportagens e programas de tv alertando sobre a importância ecológica dos animais e os problemas que a caça, desmatamento e poluição trazem ao planeta.
*Sobre SOS Ambiental:
Empresa de educação ambiental que realiza atividades educativas com o público infantil de forma lúdica e informativa desde 2003. As aulas e atividades sobre o mundo animal, sustentabilidade e equilíbrio ecossistêmico são realizadas por biólogos com animais silvestres da fauna brasileira licenciados pelo IBAMA.
Redes sociais:
https://www.facebook.com/SOSAmbientalOficial https://www.youtube.com/channel/UCoTxthO8wk_XTxyID-TYpHg https://www.instagram.com/sos_ambiental/ https://www.tiktok.com/@sosambiental
Sobre Camilo Carrasco:
Formado em ciências biológicas no Mackenzie. Entre 2015 e 2019 trabalhou na conservação de tartarugas marinhas na ONG Fundação Tartaruga (Turtle Foundation) em Cabo Verde (África) e Indonésia (Ásia). Trabalha com educação ambiental na SOS Ambiental desde 2011 entre a temporadas de desova das Tartarugas Marinhas.
Sobre Gustavo Figueirôa:
Biólogo especializado em Manejo e Conservação da Fauna Silvestre.Ttrabalhou na conservação de onças-pintadas pelo Onçafari no Pantanal. Foi gestor de Parques da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e um dos autores da proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Anhanguera. É co-fundador da GreenBond, empresa de impacto socioambiental e faz parte da equipe do SOS Pantanal.
Sobre Maysa Santoro:
Bióloga e ambientalista, trabalha como educadora ambiental e se dedica a causas de conservação do meio ambiente em ONGs de resgate de fauna silvestre no Brasil e África do Sul. Presta consultoria e gera conteúdos áudio visual com a finalidade de tornar o meio ambiente visto e valorizado pelas pessoas.