Clipe "com explosão de cores" e que explora a fauna e a flora do Brasil também será lançado no próximo dia 20
Sabrina Legramandi* Publicado em 10/08/2021, às 15h01
Quem já conhece a Palavra Cantada, sabe que música, brincadeira e educação sempre andaram juntas. Para falar sobre um assunto urgente – e que também diz sobre o futuro das crianças –, a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit está lançando uma nova música para homenagear e trazer um alerta sobre a importância da fauna e da flora do Brasil.
Com a participação de Maria Gadú, a "Canção para Flora e Fauna" fala sobre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal. Além disso, a música traz os povos indígenas nas palavras e a fauna nos arranjos sonoros.
"No mesmo dia em que criei a melodia, convidei o Luiz Tatit para compor a letra. Ele realiza em sua poesia o que chamo de 'Alta Costura de palavras', sentimentos e formas de interpretar a vida. E assim nasceu a canção", conta Sandra Peres.
Ela diz que o objetivo da música é "ampliar o sentimento da riqueza do patrimônio ambiental brasileiro, destacando suas belezas e a necessidade de preservá-lo". Além dela e de Maria Gadú, do seu parceiro, Paulo Tatit, um coral de crianças também participa da canção.
A ideia da música e do clipe envolve a sensibilização, a inspiração e a emoção. Ouvindo a música e vendo o clipe, as pessoas podem se comover e fazer sua parte. E fazer sua parte pode ser simplesmente cuidar. A contemplação é uma forma de cuidado também." (Sandra Peres)
Já conhecidos e amados pelo público, os personagens Pauleco e Sandreca aparecem em um clipe que traz uma explosão de cores e também uma nova personagem: Iara, que teve o seu desenho inspirado em Maria Gadú.
Cecília Esteves, criadora da animação do vídeo, conta que "entre as revoadas de pássaros e olhares furtivos dos animais", os personagens, dessa vez, ficam encantados pelo canto de Iara, enquanto passeiam e se divertem pelos diversos biomas do Brasil, que se mesclam em uma única vegetação.
O enfoque principal ao criar o clipe foi traduzir o que a música nos inspira trazendo a explosão de cores, o movimento fluido e vibrante das águas e a diversidade das nossas matas, flores e animais.” (Cecília Esteves)
Tanto o vídeo quanto a canção serão lançados na sexta-feira da semana que vem (20).
*Sabrina Legramandi é repórter do Papo de Mãe
Dia do Rock, bebê: professor de música conta a importância do ritmo
Um novo olhar: documentário mostra a criação das crianças indígenas
Teresa Cristina e Sara Sarres falam sobre cultura e arte na pandemia
Beatles para novas gerações: animação traz as aventuras de 5 amigos inspiradas nas músicas da banda
Brincadeiras Musicais – entrevista com Paulo Tatit, do Palavra Cantada