Espaço Buticabeira promove tarde cultural no Dia do Folclore para arrecadar doações para o Instituto Fazendo História.
Roberta Manreza Publicado em 21/08/2019, às 00h00 - Atualizado às 12h01
Espaço Buticabeira promove tarde cultural no Dia do Folclore para arrecadar doações para o Instituto Fazendo História
O Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto em homenagem a cultura brasileira, e pensando nisso o Espaço Buticabeira vai comemorar a data das 14h30 às 17h com muita música e história numa forma de arrecadar doações para o Instituto Fazendo História, que acolhe crianças e adolescentes que vivem em abrigos em São Paulo.
O folclore brasileiro é um conjunto de tradições culturais: crenças, costumes, danças, canções e lendas – que foram formadas pela mistura de elementos indígenas, africanos e portugueses. E quem dá vida às histórias e lendas folclóricas é o grupo teatral Girasonhos que traz o espetáculo “No colo da mãe natureza” com muita música para as crianças.
O evento é aberto ao público mas tem quantidade de ingressos limitada (sujeita a lotação do Espaço – que serão controladas através das inscrições), para participar é só entrar no Instagram do Espaço Buticabeira (@espacobuticabeira) seguir as diretrizes do post oficial, e levar no dia livros infanto juvenis não didáticos ou materiais escolares como: canetinhas, lápis de cor, folhas sulfites, gizes de cera ou canetas. Todos os materiais arrecadados serão doados ao Instituto Fazendo História.
O Instituto Fazendo História foi fundado em 2005, e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes que sofreram separação familiar – podendo vir de situações como violência doméstica ou abandono. A ONG além de acolher, tem projetos que incentivam o desenvolvimento das crianças e adolescentes, fazendo com que eles escrevam, se expressem e entendam o passado para pensar no futuro, por isso a doação de materiais artísticos é importante, porque por meio de oficinas e programas o Instituto reúne crianças e adolescentes para que construam álbuns com as suas histórias de vida.
O Instituto trabalha com seis programas permanentes, conheça:
Apadrinhamento Afetivo – Fortalece a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com perspectivas de permanência em acolhimento institucional até a maioridade.
Grupo Nós – Acompanha e facilita o processo de transição de jovens acolhidos para a vida adulta, autônoma e inserida na comunidade.
Fazendo Minha História – Oferece Meios de expressão para que crianças e adolescentes acolhidos conheçam e se apropriem de suas histórias de vida.
Com Tato – Oferece psicoterapia individual e familiar a crianças e adolescentes com vivência de acolhimento.
Formação – Oferece processos de formação e supervisão para profissionais da área do acolhimento.
Famílias Acolhedoras – Serviço de acolhimento para crianças de 0 a 3 anos, em famílias voluntárias, até sua reintegração familiar ou adoção.
Sobre o Buticabeira
Na década de quarenta, um homem que, mais tarde, teria uma netinha chamada Vera, plantou um pé de jabuticabeira no quintal de casa. Após décadas, durante uma conversa, Vera e sua amiga Fernanda perceberam a necessidade de um local charmoso e intimista para realizar a festa de seus filhos. Foi aí que nasceu o espaço Buticabeira, hoje considerado o maior buffet infantil a céu aberto de São Paulo.
Bem diferente dos buffets convencionais, fliperama e eletrônicos saem de cena e dão lugar a circuito de arvorismo com tirolesa de carrinho, ponte de corda, escadinha suspensa, teia de aranha e uma parede de escalada com seis metros de altura, tudo isso dividindo espaço com árvores frondosas e frutíferas. O mais legal é que todas as atividades atendem crianças e adultos. Além de festas infantis, o quintal com cobertura retrátil recebe eventos sociais e corporativos, com ambiente familiar e toque de elegância.
Dia do Folclore no Espaço Buticabeira
Data: 22/08
Horário: 14h30 às 17h
Local: Espaço Buticabeira
Endereço: Rua Francisco Leitão, 383 – Pinheiros – São Paulo (SP)
Inscrições: Instagram @
– Traga uma doação de livros de histórias infantis, caixinhas de lápis de cor, kit de canetas, kit de canetinhas, tubos de cola ou pacotes papel.
Vagas limitadas.