A especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino explica formas de evitar a cefaleia, ou dor de cabeça
Redação Papo de Mãe Publicado em 19/05/2022, às 06h00
Iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE), o Dia Nacional de Combate à Cefaleia ocorre anualmente, no dia 19 de maio, e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do acompanhamento médico. Segundo a especialista em saúde integrativa Dra. Ana Paula Severino, o tratamento integrativo vem se mostrando de grande auxílio para as pessoas que lidam com o problema.
“O mindfulness é uma opção de tratamento oferecido dentro dessa modalidade terapêutica e que não apenas reduz o estresse, mas também melhora a qualidade do sono. Outros métodos interventivos contam com óleos essenciais prescritos com um correto manejo clínico, a auriculoterapia, e a acupuntura em pontos específicos”, comenta a especialista.
Dra. Ana Paula ainda explica que nesses casos, uma das propostas centrais da saúde integrativa é promover sistematicamente mudanças de hábitos e percepções frente a situações que possam piorar o quadro. Já as soluções medicamentosas costumam ser evitadas, mas caso adotadas devem sempre ser através de recomendação médica.
“Lembrando que apesar da data servir de orientação para os diversos tipos de tratamento existentes, também é preciso manter medidas de prevenção contra a doença, como evitar sedentarismo, tabagismo, uso excessivo de álcool e consumo de alimentos muito gordurosos”, alerta a Dra. Ana Paula.
Outras orientações de combate a cefaleia consistem em identificar os fatores desencadeantes junto ao médico responsável, além de manter boas noites de sono e praticar atividades físicas regularmente. “Dessa forma, é possível entender onde a dor ocorre e também sua intensidade e nível de incômodo provocado, o que auxilia no correto tratamento e consequente melhora da qualidade de vida”, informa Severino.
Sobre Dra. Ana Paula Severino
Formada pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), com atuação na PSF e na Área de Urgência e Emergência da rodovia, Dra. Ana Paula Severino também atuou como docente dos cursos de Graduação e Técnico de Enfermagem, além de capacitação profissional e científica pela EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto).
Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook
Saúde mental: depressão e ansiedade também são problemas entre os adolescentes
Entenda a importância da humanização no acolhimento de pacientes com ansiedade
Como proceder em situações específicas quanto a saúde de crianças e adolescentes ?
Saúde Integrativa: entenda como funciona o tratamento
Problemas de visão e o desempenho escolar de crianças