A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica em vídeo o que é a diabetes gestacional
Redação Papo de Mãe Publicado em 07/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 08/01/2021, às 11h29
Se eu ficar diabética durante a gestação eu irei ficar diabética a vida inteira? A ginecologista e obstetra Ligia Santos, colunista do Papo de Mãe, explica que depende muito.
Os hormônios da gravidez podem provocar uma resistência à insulina, provocando a diabetes gestacional, que é um mecanismo diferente daquele que acontece com a mulher que já era diabética antes de engravidar.
A diabetes gestacional é causada por um mau funcionamento do pâncreas e pode oferecer alguns riscos na gestação, por isso é importante o pré-natal adequado e o acompanhamento médico, já que essa diabetes gestacional pode ser assintomática e só aparecer em exames.
Algumas mulheres que desenvolvem a diabetes gestacional correm o risco de no futuro ter diabetes tipo 2. "Isso significa que você pode desenvolver uma diabetes um pouco mais precoce do que a população em geral", explica a Dra. Ligia.
Entre os riscos para a gestação e para o bebê estão: parto prematuro, pulmão imaturo, bebê com excesso de peso e alterações cardíacas.
Cerca de 7% das grávidas brasileiras desenvolvem diabetes na gestação, de acordo com o Ministério da Saúde. Histórico genético, sedentarismo e a alimentação inadequada contribuem para o aparecimento da doença.
A diabetes é uma doença muito grave. A gente tem que tomar cuidado, fazer o diagnóstico correto e o pré-natal adequado e decente." (Dra. Ligia Santos)
Por isto, é importante que durante o pré-natal seja feito um teste para checar a quantidade de açúcar no sangue. A diabetes gestacional tem tratamento e seu controle ajuda, inclusive, a reduzir a chance de que o bebê apresente problemas de obesidade no futuro.
Gravidez: 3 curiosidades que você provavelmente não sabia
Fórceps ainda existe na hora do parto? Dra.Ligia responde
Minha bolsa rompeu, e agora? Dra.Ligia responde.
Meu tampão mucoso soltou. E agora? Dra.Ligia responde.
Quando posso engravidar após um aborto? Dra. Ligia responde.