Educação financeira com os personagens da Sésamo

MetLife Foundation e Sesame Workshop retomam remotamente atividades do projeto"Sonhar, Planejar e Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias" em capitais brasileiras, e lançam uma série de vídeos para aumentar alcance da ação nacionalmente.

Roberta Manreza Publicado em 27/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h15

-
27 de agosto de 2020


Por MetLife Foundation* e Desame Workshop**, 

MetLife Foundation e Sesame Workshop retomam remotamente atividades do projeto “Sonhar, Planejar e Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias” em capitais brasileiras, e lançam uma série de vídeos para aumentar alcance da ação nacionalmente 

Uma iniciativa realizada com os personagens da Sésamo para alcançar famílias por meio de atividades e materiais que abordam educação financeira 

Desde março de 2020, a maioria das atividades presenciaisforam canceladas a nível global devido à pandemia do Covid-19, incluindo as aulas nas escolas. Consequentemente, a implementação do projetoeducacional “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias” da Sesame Workshop (Sésamo) e MetLife Foundation em cincocapitais brasileiras foi interrompida temporariamente. Após meses de reformulação, a segunda fase da iniciativaestá sendo retomada de forma remota e digital a partir de agosto em escolas públicas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, e Recife, e ainda prevê um Festival Digital durante o segundo semestre para engajar aindamais as famílias nesses municípios e para compartilhar osconteúdos do projeto a nível nacional.

“Sonhar, Planejar, Alcançar” é uma iniciativa de orientação financeira às famílias criada em 2015 pela Sesame Workshop (Sésamo) e realizada com apoio da Fundação MetLife e parceria com a DSOP e SecretariasMunicipais de Educação, com o intuito de ajudar criançase adultos a identificarem sonhos, estabelecerem objetivosem suas vidas, terem confiança, planejarem caminhos para alcançar metas e entenderem que as escolhas que fazemtodos os dias podem ajudá-los a alcançar seus sonhos.

O ano de 2020 é parte da segunda etapa da iniciativa que foi renovada no Brasil, onde participam 220 escolaspúblicas brasileiras. Com a reformulação das atividadespara o estilo remoto, os conteúdos digitais criados para a nova realidade serão disponibilizados a partir de agostopelosite e demais plataformas da Sésamo de forma que famílias de todo o país possam ter acesso, maximizando o alcance do projeto. “O nosso principal objetivo é promover uma mudança de comportamento em crianças e seus familiares, contribuindo para uma nova geração de cidadãos brasileiros capazes de refletir criticamente sobresuas escolhas para consumir de forma consciente e para alcançar seus objetivos de vida. Acreditamos que é naprimeira infância que são construídos aprendizados – sejam eles competências, habilidades ou atitudes – que são levados para toda a vida. Pensar num futuro melhor e adotar novos hábitos – individuais ou coletivos – exigetempo e persistência! Isso é ainda mais desafiador emtempos de crise, como o que estamos vivendo agora. Por mais difícil que possa pareça, sonhar, confiar e planejarcom flexibilidade e criatividade tem sido mais importantedo que nunca na história. É justamente por isso que, mediante a pandemia, optamos por não interromper as atividades, mas sim reinventá-las em parceria com as redes municipais de educação parceiras”, diz Julia Tomchinsky, diretora educacional da Sésamo no Brasil.

Composta por conteúdo multimídia, incluindo segmentosanimados e mini-documentários, jogos interativos, histórias em quadrinhos, músicas e guia para educadores, cuidadores e familiares, “Sonhar, Planejar, Alcançar” utiliza o comprovado processo de pesquisa da Sesame Workshop e a força dos personagens da Sésamopara alcançar o público, tanto via meios de comunicaçãoem massa, como por meio de atividades diretas de engajamento comunitário.

Esta nova realidade remota do projeto é uma combinaçãode estratégias online e offline, com o intuito de que osconteúdos entregues via mídias digitais proporcionembrincadeiras e atividades reais na vida das crianças. A implementação consiste em encontros online com educadores com objetivo de construir estratégias criativase contextualizadas para conversar com as crianças e promover práticas sobre sonhos, planejamento e gestãoconsciente do dinheiro e dos recursos, e conteúdosdigitais para as famílias implementarem em suas casas, envolvendo as  crianças em dinâmicas para sonharem, planejarem e alcançarem juntos as metas. Para além dos conteúdos impressos já existentes e distribuídosanteriormente pelas escolas, foram criados 12 novosvídeos no estilo “Façam vocês mesmo” com propostas de experiências  “mão na massa” sobre fortalecimentofinanceiro, para que as famílias possam dialogar e praticardentro de casa o que aprendem com a turma da Sésamo.

Em cada município, o projeto conta com o apoiofundamental e parceria da Secretaria Municipal de Educação, que identifica as escolas que recebem o projeto, e viabiliza a implementação da iniciativa junto aoseducadores.

Outras partes agentes e responsáveis pelo sucesso do projeto são os educadores e as próprias famílias e criançasque participam das atividades.

Pedagoga Elaine Titon do CMEI Vila Formosa, em Curitiba
É a segunda vez que a unidade participa do projeto. Como aprendizagem do percurso anterior, fizemos a opção de envolver o maior número de crianças nas propostas. Discutimos com as turmas sobre a possibilidade de sonharalgo que todos pudessem curtir e aproveitar juntos. Depoisde muitas rodas de conversas, assembleias, desenhos das crianças e diversas discussões, O Bosque Encantado foi o sonho coletivo escolhido. As crianças demonstraram o desejo de viver de alguma forma nesse mundo mágico. Com esse pedido, percebe-se que elas continuam a se encantar ao ouvir/ler uma história e viajar por mundosdesconhecidos e desejam ampliar seu universo de interação com personagens. Elas mesmas se vêem comouma personagem, experimentando emoções infinitas de prazer.

Poliany, mãe de Davi, aluno da Escola Municipal Educador Paulo Freire, em Recife
Sempre eduquei meus filhos para que poupassem. Com o projeto e os trabalhos realizados na escola, o Davicompreendeu melhor a importância de poupar e passou a cobrar do irmão mais velho a tarefa de economizar para alcançar nossos sonhos.

Aleandra Marques, mãe de Nathaly Gabriely, aluna do EMEI José Isidoro Filho, em Belo Horizonte
Achei muito interessante essa iniciativa de levar educaçãofinanceira para as escolas. Eu me envolvi, e a família todaparticipou. Um dia, minha filha estava no banho, e aapressei para sair. Ela estava se ensaboando com o chuveiro desligado e ela disse que, assim, economizariaenergia e água para eu poder comprar outras coisas e atéum presente para ela.

Denise e Alexandre, pais da aluna Débora do CMEI Moacir Andrade, em Manaus
O projeto fez com que nós tivéssemos realmente umamudança nas nossas vidas. Fizemos todas as atividadesdestinadas às famílias com nossa filha. Ela foi aprendendoa não desperdiçar água e energia. Definimos uma meta simbólica, no valor de R$ 100,00 para a Débora poupassepara adquirir o sonho dela, uma caixa registradora. Déborafoi ao meu trabalho para entender o que faço e que dinheiro não cai do céu. Realmente colocamos a educaçãofinanceira como meta familiar, porque também temos um sonho coletivo. Até mesmo nós, pais, aprendemosbastante, porque muitas das vezes não adianta ensinarmosa criança a economizar se não tivermos a mesma atitude. Nunca tínhamos participado de algo desse tipo. Na Árvoredos Sonhos, estão todos os objetivos que estamosalcançando. Continuaremos a praticar o que nos foiensinado.

Fabiana Fernandes, mãe de aluna do EDI MedalhistaOlímpica Agatha Bednarczuk Rippel, no Rio de Janeiro
Como mãe e responsável por três crianças no EDI, fiqueiencantada e voltei a sonhar em nossa escola. Brilhantemente, os personagens foram inseridos em todosos subprojetos e acolhidos pela equipe pedagógica. Com a parceria da equipe do projeto, que carinhosamente nostrouxe rodas de conversa sobre fortalecimento financeiropara as Famílias, conseguimos um novo olhar para aexecução de projetos pessoais adormecidos. As orientações trouxeram conforto ao meu coração e me deiconta de que tive uma nova oportunidade na vida. Esseprojeto teve um peso muito grande para eu iniciar o meu lado empreendedor – ou seja, “eu faço, eu vendo” – e trabalhar em casa para ter mais tempo para cuidar dos meus filhos.

Em 2020, a Sesame Workshop e seus parceiros continuambuscando ampliar os resultados da primeira etapa do projeto (2015), almejando impactos positivos, como:

•Crianças identificando necessidades e desejos, planejando e adotando estratégias para alcançarseus sonhos;
•Adultos mudando comportamento financeiro e oferecendo referências/exemplos positivas para as crianças;

•Famílias escutando as crianças e conversandomais sobre questões financeiras, planejandojunto e construindo caminhos para alcançarsonhos em comum.

Outra novidade da reformulação da segunda fase da iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar” é a realização de um Festival Digital no mês da criança com umaprogramação repleta de atividades voltada para as famíliasde todo o Brasil, construídas em parceria com as Redes Municipais de Educação, incluindo lives sobre educaçãofinanceira e empreendedorismo, playlists musicais, vídeosinterativos com os personagens da Sésamo, e mais.

“O ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’ é um projeto que nos trazmuito orgulho. Temos mais de 36 mil famílias atendidasem cinco capitais e os relatos que ouvimos deles sãosempre emocionantes. Nesta segunda fase adaptada para o ambiente online, queremos aumentar ainda mais o alcancedo projeto, a nível nacional, proporcionando que as famílias possam sonhar e realizar, algo que também fazparte do propósito MetLife Brasil”, acrescenta Raphael de Carvalho CEO da MetLife Brasil.

“Temos muito orgulho do resultado obtido na primeirafase desta iniciativa que mostrou que as crianças estãoefetivamente aprendendo uma variedade de conceitoscentrais para ‘Sonhar, Planejar e Alcançar’. Nesta nova realidade, além dos materiais impressos das ediçõesanteriores, também iremos distribuir um novo pacote de conteúdos digitais, buscando promover experiênciasonline significativas e práticas offline que colaboram para o fortalecimento financeiro, escuta e vinculação entre adultos e crianças. É momento de estreitar parcerias entre escola, família e comunidade para voltar a sonhar, planejare realizar junto!”, acrescenta Raphael de Carvalho, CEO da MetLife Brasil.

“Estamos muito esperançosos nesse segundo ciclo da iniciativa, pois durante a fase anterior foram constatadasimportantes mudanças positivas de comportamento entre as crianças e os seus familiares. Estão conversando sobrenecessidades e desejos, sonhando mais e planejandocaminhos criativos para alcançar seus objetivos de vida. É com muita alegria que ampliamos a parceria com as Secretarias de Educação, envolvendo um número aindamaior de escolas e comunidades. Os resultados alcançadosaté aqui são inspiradores e indicam que as famílias estãorealizando junto seus sonhos, mas queremos mobilizarmuitas outras nesse movimento”, diz Julia Tomchinsky, diretora educacional da Sésamo no Brasil.

SOBRE A METLIFE FOUNDATION* 

Na MetLife Foundation, acreditamos que bem estarfinanceiro é para todos. Nós juntamos soluçõesinovadoras, com profundas expertises financeiras e premiações significativas para construir bem estarfinanceiro para pessoas e comunidades carentes que aspiram melhorar suas condições de vida. Nós, nos unimoscom organizações ao redor do mundo para criar soluçõesde bem estar financeiro e construir comunidades maisfortes, engajando funcionários da MetLife para ajudar naconsolidação deste impacto. Até hoje, nosso trabalho de educação financeira alcançou mais de 6 milhões de indivíduos de baixa renda em 42 países. Para saber maissobre a MetLife Foundation, acesse metlife.org.  

SOBRE A SESAME WORKSHOP **

A Sesame Workshop (Sésamo) é a organização sem fins lucrativos vinculada à Sesame Street, o programa de televisão pioneiro que vem conquistando e ensinando as crianças desde 1969. Hoje a Sesame Workshop é umaforça inovadora para a mudança, com a missão de ajudaras crianças em todos os lugares a crescerem de forma maisinteligente, forte e amável. A organização atua em mais de 150 países, atendendo às crianças por meio de uma amplagama de meios de comunicação e programas de impactosocial, filantropia-financiados, tudo fundamentado empesquisa rigorosa e contextualizado às demandas e culturas das comunidades em que atuam. Para maisinformações, visite

www.sesameworkshop.org.