Através do brincar é possível observar as manifestações do mundo interno da criança e do meio externo em que esta inserida, suas habilidades psicomotoras e cognitivas, sua imaginação e criatividade, assim como suas dificuldades e conflitos.
Roberta Manreza Publicado em 12/10/2018, às 00h00
Por Rayanne Pereira da Silva Campos, psicóloga infantil e psicopedagoga
Para a criança o brincar significa extrair da vida a própria vontade de viver. Por meio das brincadeiras a criança constrói novas formas de atuar com o meio, com o outro e consigo. O ato de brincar permite à criança entrar em um mundo onde tudo é possível, podendo elaborar, ensaiar e criar sua própria realidade.
O brincar para a criança não é um mero passa tempo ou entretenimento, mas fonte de conhecimento e exploração do mundo.
Também é através da brincadeira que a criança elabora e organiza seu pensamento, seus sentimentos e desenvolve seus sentidos.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o brincar e a aprendizagem.
A criança começa a brincar a partir dos primeiros meses de vida, inicialmente com seu próprio corpo e depois se utilizando de brinquedos na interação com outras crianças. Através da brincadeira ela poderá explorar e estimular todas as suas potencialidades e desenvolver seu lado social, motor e cognitivo.
Através do brincar é possível observar as manifestações do mundo interno da criança e do meio externo em que esta inserida, suas habilidades psicomotoras e cognitivas, sua imaginação e criatividade, assim como suas dificuldades e conflitos. A brincadeira é um recurso interno da criança que facilita a aprendizagem por proporcionar a possibilidade de experimentação e elaboração do mundo, das relações sociais e das emoções com autonomia e criatividade.
No entanto, muitas vezes o brincar ainda é confundido com falta de seriedade e sem importância, pois o brincar na nossa sociedade ainda é carregado de preconceitos, muitos pais tiram este horário das crianças para realizarem outras atividades, a criança devem ter o momento para brincar sem responsabilidade, é o mesmo tempo é um instrumento que possibilita o acesso ao conhecimento. Aquilo que às vezes é visto pelos pais, responsáveis ou professores como um passatempo, é na verdade a grande possibilidade de crescimento individual do ser humano.
Portanto pais e responsáveis aceite o convite de brincar com as criança e deixe este momento de forma livre, e natural.