Todos trazemos estes personagens dentro de nós , mas nem todos nós sabemos reconhecer sua importância, significado e profundidade .
Roberta Manreza Publicado em 11/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h40
Por Mônica Gutmann, psicóloga, psicoterapeuta, arteterapeuta e escritora
Todostrazemos estes personagens dentro de nós , mas nem todos nós sabemos reconhecer sua importância, significado e profundidade .
Existem medos que nos ajudam no auto cuidado e auto preservação e são frutos de nossos instintos de sobrevivência como seres humanos e existem medos mais pessoais e individuais que são frutos de crenças , feridas , histórias ,padrões , memórias e experiências de cada um . Estes são aqueles medos que merecem ser observados , acolhidos e muitas vezes transformados .
Já a coragem ,é uma força que vem dedentroe que age a partir do coração como a própria palavra diz ( COR , coração ; AGEM , agir ) e apesar do medo, segue os movimentos davontade enecessidade . E como ela é movida pelo coração , a coragem só acontece quando inspirada por um propósito ou um sentido mais profundoque trará transformações significativas .
Medo e coragem são personagens que caminham juntos , assim como todas as polaridades que vivem dentro de nós . Mas estas duas ,são fundamentais em nossa existência e não teríamos sobrevivido até aqui sem a presença delas Desde crianças medo e coragem nos inspiram atitudes , como por exemplo quando começamos a dar nossos primeiros passos ( começar a andar exige muita coragem , apesar do medo ), quando começamos a entrar no mundo novo das escolas ( e saímos do mundo conhecido de nossas famílias ) quando começamos a entrar no mundo da linguagem e ler nossas primeiras palavras ( não é nadafácil entrar no mundo simbólico das palavras !! ), quando nos aventuramos as crises e desafios de identidade da adolescência e criamos coragem para fazer perguntas corajosasque seguiremos fazendo a vidainteira como por exemplo … quem somos nós ? …. de onde viemos ? …. para onde vamos ?… o que buscamos ?
Quando entramos no mundo chamado adulto , com tantos desafios que implicam em nossa sobrevivência financeira , emocional , social e física . O mundo chamado mundo dos adultostem muitos medos e em função disto , é um mundo cheio de defesas , competição, violência, injustiças e distâncias . Um mundo que necessita ter mais coragem , mais amor e mais coração . Medo e coragem conversam dentro e fora de nós o tempo todo , mas na maioria das vezes , temos dificuldade de escutar estas conversas , pois elas não são nada fáceis e implicam em atitudes que nem sempre são aquelas que desejamos .
E neste tempo tão desafiador como este que vivemos , todos nós retomamos medos e coragens antigos , que foram deixados em algum canto de nossa existencia , por falta de cuidado , atenção , tempo , amor próprio , consciência … Cuidar de nossos medos e coragens é fundamental para que nossas vidas tornem-se cada vez mais plenas , intensas , amorosas , alegres e generosas . Compartilhar amor é fundamental e para aprendermos a amar , precisamos curar nossos medos através de nossas coragens .
Amor e medo não combinam pois amor é confiança , entrega e liberdade de alma . Quando temos medo nos fechamos em nós mesmos , julgamos , negamos , rejeitamos e apagamos uma boa parte da luz do brilho que a vida tem .
A vida é expressão de luzes e sombras , medo e coragem fazem parte e são diálogos eternos , mas eles tem que estar em movimento , escutando um ao outro e crescendo um com o outro . Medo e coragem se ajudam , se completam , se ampliam e são companheiros de uma mesma viagem chamada VIDA .