O Todaz conta com estrategistas, publicitários e especialistas em comunicação política que atuaram em campanhas presidenciais no Brasil, América Latina e Europa
Mariana Kotscho* Publicado em 09/12/2021, às 09h49
A participação política das mulheres ainda é muito pequena no Brasil. Foram séculos afastadas da vida política, inclusive até do direito ao voto. E o ambiente político ainda se mostra hostil, desrespeitoso e preconceituoso em relação às mulheres. Basta observar a maneira como são tratadas nossas deputadas e senadoras no Congresso Nacional.
O projeto Todaznasce desta necessidade urgente de corrigir um dado muito triste para a democracia: as mulheres no Brasil são a maioria da população, são chefes de família, mas são apenas 16% no Congresso.
Quantas mulheres líderes não conseguem se eleger por não ter acesso às mesmas ferramentas e oportunidades que os homens? Além disso, os políticos atuais se mostram receptivos ou afastam as mulheres de conquistas políticas? São muitos os questionamentos.
A realidade é que homens são maioria nas presidência e gestão dos partidos e destinam mais recursos às campanhas masculinas, apesar da cota de 30% do fundo partidário para candidaturas femininas prevista em lei. Também ainda há a prática partidária de fomentar candidaturas laranjas simplesmente para compor a cota feminina nas chapas - uma triste realidade já comprovada.
O Todaz tem como objetivo democratizar o acesso dessas candidatas aos melhores profissionais do marketing político da América Latina e Europa, com uma proposta bem prática para estimular a participação feminina.
"Nossa missão é tornar as candidaturas femininas mais competitivas através da democratização do acesso a um conhecimento altamente especializado e caro: a comunicação política", afirma Tamires Fakih, Presidenta do Instituto Todaz e especialista em Gestão de Políticas Públicas.
O projeto Todaz na Política 2022 quer ser uma janela de oportunidade para a conexão entre as candidatas do Brasil todo, em especial mulheres periféricas, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ e uma rede internacional de profissionais altamente reconhecidos e experientes no universo da comunicação política que atuaram diretamente em campanhas presidenciais no Brasil, América Latina e Europa. Em 2021, os professores do Todaz participaram de campanhas como as de Pedro Castillo, presidente eleito no Peru, Xiomara Castro de Zelaya, presidenta eleita em Honduras, e Gustavo Petro, que lidera todas as pesquisas presidenciais na Colômbia.
Para Ananda Miranda, Vice-Presidenta do Instituto TODAZ e CEO e diretora criativa do Candela Estúdio, “O objetivo do Todaz é fomentar candidaturas de mulheres progressistas, que ainda não tenham sido eleitas, para que sejam competitivas e vitoriosas em 2022 e assim, tornar a política mais representativa e nossa democracia mais fortalecida.”
O curso, totalmente gratuito, é focado na comunicação de campanhas políticas e governo dentro de 4 eixos baseados na metodologia de criação de uma comunicação estratégica eficiente: planejamento, estratégia, criação e produção e imprensa. O curso contempla mais de 30 aulas síncronas, durante o período de janeiro a abril de 2022, mentorias e experiências práticas.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro e podem ser realizadas através do site www.todaz.com.br. Se você quer apoiar o projeto, entre em contato através do email todaznapolitica@gmail.com.
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