Roberta Manreza Publicado em 21/11/2014, às 00h00 - Atualizado em 11/03/2015, às 19h29
Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza batem um papo com convidados sobre Dificuldades de Aprendizagem
SINTONIZE A TV BRASIL ou ASSISTA PELA WEBTV
Seu filho estuda, estuda, mas tem coisa que ele não consegue aprender? Não é fácil para os pais quando eles são chamados na escola e informados que o filho está indo mal, que não consegue acompanhar o ritmo da classe. Mas isso é mais comum do que se imagina. As dificuldades de aprendizagem são encontradas em aproximadamente 15% da população escolar.
O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje, na maioria das vezes, é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, e que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.
Neste programa, vamos conhecer as histórias das mães Adriane, Lilian e Cassiana.
Adriane é mãe de Juliana, 9 anos. Ela descobriu recentemente que a filha tem dificuldades no processamento auditivo central. Segundo a mãe, as pessoas confundem a dificuldade de concentração da menina com preguiça e desatenção proposital.
O filho de Lilian, Lucas, 8 anos, ia muito mal em todas as matérias. Em janeiro deste ano, ele entrou no Kumon e passou a ter aulas extras de português. O resultado veio em menos de dois meses. Com ajuda dos reforços, o menino obteve melhoras significativas no desempenho escolar.
A filha mais velha de Cassiana, Giovana, 11 anos, lê muito pouco e não consegue interpretar satisfatoriamente os textos. Ela também não consegue resolver problemas matemáticos, apesar de sempre ter feito aulas de reforço. Atualmente, a menina também faz esportes e robótica.
Participam também as especialistas: Maria Irene Maluf, psicopedagoga; Gislaine Gil, neuropsicóloga; e Lara Loureiro Weizel Chiminazzo, psicomotricista.
Na reportagem de Fernanda de Luca, vamos conhecer uma técnica japonesa criada no século passado e que tem ajudado estudantes de várias partes do mundo. Tem ainda um papo pelas ruas com o repórter Marcelo Zanini.
E tem mais: O professor de inglês e escritor Dave Lowe, autor dos livros “Meu hamster é um gênio” e “Meu hamster é um astronauta”, em depoimento exclusivo para o Papo de Mãe, ensina como despertar o interesse da garotada pela leitura.
Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.