O que a cor da urina pode dizer sobre a saúde do seu filho

Roberta Manreza Publicado em 27/07/2015, às 00h00 - Atualizado às 08h08

-
27 de julho de 2015


SPSP 

A urina humana tem sido uma ferramenta útil de diagnóstico desde os primórdios da medicina. A cor, a densidade e o cheiro da urina podem revelar muito sobre o estado da nossa saúde. A urina pode revelar o que se está comendo, estimar a quantidade de líquidos que está sendo ingerida e suspeitar de doenças que o indivíduo possa ter. A urina é uma parte importante do processo de descarte das escórias produzidas no nosso corpo. Ela é resultado da filtração do sangue pelos rins e seu trabalho é excretar o que não for necessário e remover a água em excesso.

A cor normal da urina é amarelo claro, pela presença de um pigmento chamado urocromo e a urina normal pode apresentar vários espectros de amarelo, correlacionando com o grau de hidratação do indivíduo. Urina pode virar um arco-íris de cores, e um tom incomum não é, necessariamente, motivo para alarme.

Para uma avaliação mais adequada da urina deve ser realizado, regularmente, o exame de urinálise (urina tipo 1), que é um teste de triagem que fornece informações importantes para o diagnóstico de eventuais problemas nos rins e nas vias urinárias, tais como processos irritativos, inflamatórios ou infecciosos. Este exame é constituído por três fases:

Sempre que houver uma alteração da urina, o mais importante é manter a calma, avaliar a situação, analisar o que seu filho andou comendo e bebendo e se aconselhar com seu pediatra. Com um simples exame de urina tipo 1 (urinálise), ele poderá esclarecer sua dúvida ou iniciar um tratamento quando indicado, ou, se for o caso, encaminhá-los a um nefrologista infantil.

___
Relatoras:
Dra Natália Andréa da Cruz
Dra Paula Ronsse Nussenzveig
Dra Maria Helena Vaisbich
Departamento Científico de Nefrologia da SPSP




cor da urina