Prevenção de acidentes com crianças também é importante no Natal
Erika Tonelli* Publicado em 17/12/2021, às 06h00
Estamos em uma das épocas mais gostosas do ano e cuidar dos preparativos para o Natal é uma das atividades que reforça os laços entre adultos e crianças. Envolver a garotada na montagem da árvore e na decoração da casa é mais uma oportunidade para criar memórias especiais para as crianças.
Mas, você sabia que é preciso tomar alguns cuidados para garantir que esses momentos sejam prazerosos com ambientes seguros e protetores para crianças e adolescentes?
1) Montagem da árvore de Natal: procure instalar em um canto da casa de difícil acesso para os pequenos e longe de móveis que podem ser escalados pelas crianças para evitar quedas. No caso de árvores muito grandes, é importante que ela fique bem fixada em algum objeto com estabilidade e seguro para não cair sobre os pequenos.
2) Instalação do pisca: verifique as condições dos fios elétricos, substitua aqueles que estiverem desencapados, não deixe eles espalhados pelo chão e mantenha longe do alcance das crianças. Também garanta que o pisca seja ligado em tomadas longe do acesso dos pequenos. Outro cuidado importante é evitar o uso de luzes elétricas em árvores metálicas. Essas medidas evitam o risco de choque elétrico. E não se esqueça: se sair de casa ou for dormir, desligue todas as luzes, porque elas podem dar um curto e iniciar um incêndio.
3) Seleção dos enfeites de Natal: atenção redobrada com festões e outros cordões usados na decoração, pois podem trazer o risco de estrangulamento, principalmente entre os menores. Cuidado especial com enfeites que podem quebrar e aqueles com peças removíveis pequenas devem ficar fora do alcance das crianças; assim, o risco por engasgo é minimizado. E sabe aqueles enfeites que parecem doces ou alimentos? Melhor evitar, pois crianças pequenas podem tentar comê-los.
Vale também uma orientação final para depois da troca dos presentes: não deixe papéis de embrulho, sacos e fitas espalhados. Esses itens trazem risco de sufocação e asfixia para as crianças.
Agora é só colocar as dicas em práticas e boas festas!
"Então é Natal, e o que você pode fazer?
Essa é uma época do ano que desperta ainda mais o sentimento de solidariedade e amor em muitas pessoas!
Sabemos que pode ser difícil ajudar mensalmente uma causa, por isso, você pode aproveitar essa data tão especial para alegrar o Natal de uma criança acolhida na Aldeias Infantis SOS.
Doe um presente para uma criança pela campanha da Aldeias Infantis SOS clicando aqui."
*Erika Tonelli é coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar, unidade meio da Aldeias Infantis SOS para gestão do conhecimento e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura.
7 orientações que previnem o afogamento infantil
Segurança infantil: cuidados essenciais na hora das compras
Tragédia com menino em Jundiaí serve de alerta. Veja dicas de segurança infantil.
Dia das Crianças: Inmetro alerta para a segurança infantil
Campanha Mundial de Segurança Infantil no Trânsito pede colaboração