2 de agosto de 2011
QUEM PERGUNTA: os telespectadores do Papo de Mãe
QUEM RESPONDE:Dr. Francisco Marziona, oncologista clínico do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e do Hospital Pérola Byington SP, que participou como especialista convidado do Papo de Mãe exibido neste último domingo, 31.07.2011.
1. O que acontece dentro do corpo para que as células que eram boas passem a partir de algum tempo a ser malignas? Parabéns a todas as mulheres que superaram esse momento! Dr. Francisco Marziona – Através de substâncias químicas inaladas ou ingeridas, através de estímulo intenso por hormônios, radiação ou de infecção viral, as células podem sofrer mutações. A partir deste ponto ou elas morrem ou podem continuar vivas e se tornarem cancerosas.2. Gostaria de saber se é verdade que há mais chances de incidência de câncer após duas gerações do familiar que teve. Por exemplo, minha avó teve câncer, há mais probabilidade que eu tenha do que a minha mãe?Dr. Francisco Marziona – Não. Quando existe história familiar a razão é sempre a mesma e não é obrigatório ter em todas as gerações; pode pular uma ou mais de uma.—-
DICA DE HOJE: TeatroEm Agosto, o
IVO 60 – http://www.ivo60.com.br/ – segue com diversas atividades:
“Top! Top! Top!” – Sexta dia 5 às 20h; Sábado dia 6 às 18h. Gibiteca Henfil do Centro Cultural São Paulo.
“O Menino que Fugiu da Peça” – Terça dia 16 às 9h30 e às 14h30; Quarta dia 17 às 9h30 e às 14h30. SESC Santo André.
“Ópera de Sabão”- em setembro no SESC Santo André.
“Dizer e não Pedir Segredo” – teatro Kunyn – direção Luiz Fernando Marques. Sábados às 21h e Domingos às 20h. Curta temporada apenas durante o mês de Agosto
Treinamento de Palhaço – com Lana Sultani. Segundas das 19h30 às 22h30. Segundo semestre: a partir de 8 de agosto.Inscrições em:
contato@desajuste.com.br . Acesse também:
http://www.desajuste.com.br/O espaço também recebe propostas de ensaios e futuras temporadas para trabalhos com afinidade com a pesquisa do IVO 60. Compareçam, divulguem e divirtam-se!
Sobre o IVO 60: O IVO 60 da Cooperativa Paulista de Teatro é um grupo originado em 2000 na Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde o início busca refletir sobre a realidade brasileira com irreverência e bom humor circulando por diversos espaços, ruas, praças e teatros.
“IVOé!” reúne os primeiros trabalhos do grupo, peças curtas e interventivas “Uma Revolução do Barulho” a partir de textos de Augusto Boal, “É de Menor!” a partir de textos de Jorge Amado e “Super Bacanas” criação do grupo sobre a violência nas cidades. Com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo criou as peças
“Gozolândia – uma farsa democrática” sobre eleições, o infantil
“O menino que fugiu da peça”,
“Top! Top! Top!” a partir da obra do cartunista Henfil,
“Sombras da Luz” fruto de pesquisa realizada no Parque da Luz (direção de Silvia Leblon) e
“Ópera de Sabão”, um questionamento das telenovelas e do próprio trabalho em teatro. Em 2010 o grupo comemorou 10 anos de atividades com a inauguração do TEATRO IVO 60, vizinho ao teatro de Arena.