15 de setembro de 2010
QUEM PERGUNTA : a telespectadora Manoela.
“Olá, tenho uma filha de 05 anos. Minha filha é linda, muito educada, feliz e vive cercada de amor. De uns dias pra cá, ela começou a falar que tem um namoradinho na escola, inclusive quer usar aliança no dedo … Eu e o pai dela ficamos sem saber como agir nessa situação. Gostaria, se possível, de uma orientação de como devo agir. Desde já, agradeço a atenção.”QUEM RESPONDE: as duas especialistas que participaram do Papo de Mãe sobre NAMORO, a orientadora sexual
Maria Helena Vilela e a psicóloga
Rosemary Araújo.
Maria Helena Vilela (orientadora sexual): “
Sua filha ainda não tem nem idade, e nem maturidade para namorar. Aos 5 anos a criança está em plena fase de imitação dos papéis sexuais. Isto que ela fala, embora pareça real para ela, não passa de imitação do papel de mulher adulta. Faz parte da aprendizagem. No entanto, os adultos não devem entrar neste mundo da fantasia da criança, como se tudo fosse de fato uma verdade, nem alimentando situações que não fazem parte do mundo da infância. Seja clara e carinhosa com ela, colocando que isso não é coisa de criança. Este anel, só se usa quando é adulto, e significa um compromisso de uma pessoa para com outra.” Rosemary Araújo (psicóloga): “
É natural que crianças nessa idade digam que estão namorando com algum “amiguinho” da escola que ela tenha mais afetividade e afinidade. Esse comportamento costuma ser uma repetição que a criança faz das situações que ela vê no seu cotidiano. Na verdade, ela ainda não tem a real noção do que um namoro significa. Acredito que os pais podem lidar com esse comportamento de maneira natural, sem grandes críticas ou punições. Porém, não acho adequado o incentivo por parte dos pais através de comentários de reforço (“que bonitinho eles são namorados”, “ela/e já está namorando”). No caso da sua filha, considero que você pode ter uma conversa afetiva e calma, pontuando que entende o fato dela gostar bastante do seu amiguinho, porém ela ainda é muito nova para namorar e, principalmente, para ter um compromisso. Explique o que quer dizer a simbologia de uma aliança e que tal simbologia nos relacionamentos só é usada por adultos. Continue dizendo que ela terá todo o tempo do mundo para namorar quando for mais velha e que nesse momento e na idade que ela está, ela pode fazer coisas “mais legais” e “adequadas” para a sua idade, como brincar, descobrir muitas coisas que existem no mundo, fazer amigos, estudar, aprender a ler, desenhar e etc. Nessa conversa, como em qualquer outra, tome o cuidado para não ser muito explicativa e profunda, lembre-se que ela só tem 05 anos, responda apenas as dúvidas que a sua filha for colocando, nada além ou mais profundo, ela ainda não tem maturidade para assimilar questões mais complexas. Espero ter ajudado de alguma maneira.”
ATENÇÃO:Se você assiste e gosta do Papo de Mãe ajude-nos a divulgar o programa. Siga nosso blog, twitter e facebook. Você também pode escrever para participar do programa (gravações em São Paulo/SP), sugerir temas, enviar relatos e perguntas aos nossos especialistas. O nosso endereço é contato@papodemae.com.br. Até a próxima!