Vamos brincar e aprender utilizando um relógio de ponteiros?

Como professor de matemática gosto muito de atividades em que o aluno aprenda de um modo divertido e também que esse aprendizado tenha um significado na vida dele principalmente no futuro.

Roberta Manreza Publicado em 15/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h45

-
15 de outubro de 2020


Por Prof Fábio Aparecido*, Fundador da página “Projetos de Matemática” no facebook

Como professor de matemática gosto muito de atividades em que o aluno aprenda de um modo divertido e também que esse aprendizado tenha um significado na vida dele principalmente no futuro.

Pensando nisso vou apresentar para você que tem criança nas etapas iniciais do ensino fundamental, uma atividade para aprender a ler às horas e os minutos de um relógio de ponteiros e também porque em algum momento na escola ele vai precisar ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração e também para  reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos conforme à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A atividade se chama : “ Aprendendo as horas” que foi criado pela escola de gameshttps://www.facebook.com/escolagames/.

É um jogo composto por 5 fases, onde após a leitura e intepretação das horas e minutos a criança tem que movimentar os ponteiros e no final verificar se esta correto ou não.

Aproveite e entre nessa brincadeira também.

Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui sobre a aplicação desta atividade, seu comentário é muito importante.

Obs: Para os professores(as) do ensino fundamental que irão realizar esta atividade os códigos da BNCC(Base Nacional Comum Curricular) são (EF03MA22) e (EF03MA23)

Link da atividade http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/

“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”

*Professor Fábio Aparecido é fundador da página “Projetos de Matemática” https://www.facebook.com/projetosdematematica/,  é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor da ETEC (Centro Paula Souza) e na SEDUC-SP. Teve seus projetos mencionados  pelo MEC(Ministério da Educação) por 3 anos.