A colunista do Papo de Mãe, Thaissa Alvarenga, fala sobre a inclusão e o trabalho da ONG Nosso Olhar
Thaissa Alvarenga* Publicado em 29/11/2021, às 18h41
Um dia para agradecer.
O Dia de Ação de Graças é uma das celebrações mais marcantes da cultura estadunidense.
Além dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day também é celebrado no Canadá e nas ilhas do Caribe, representando um momento de gratidão, orações e festas.
No Brasil não temos essa data de forma tão popular, mas faço uma pequena provocação neste momento.
Estamos agradecendo o suficiente? Ou melhor, será que estamos agradecendo?
Neste mesmo dia realizamos um evento beneficente na Ong Nosso Olhar e fiz questão de enfatizar o meu desejo de agradecer a todos que me acompanham nesta jornada de 3 anos da Ong que sou fundadora.
Podemos dizer que formamos uma grande família e final de ano lembra, inevitavelmente, família.
Família é assim: acolhedora, preconceituosa, discriminadora, amorosa, briguenta, ciumenta, amável, doce, generosa, paciente e impaciente, exigente, possessiva e muito mais.
Não há famílias que sejam mais ou menos deste ou daquele jeito: em todas as famílias, os afetos, as peculiaridades, as qualidades e os defeitos se alternam. É claro que alguns aparecem mais do que os outros, mas há sempre de quase tudo em todas as famílias.
Nesta reunião de diferentes, crescemos e aprendemos uns com os outros.
Cada um de nós tem, internalizada, a família toda, inclusive antepassados que nem conhecemos. É a família, com seu estilo de se relacionar e de amar, que constrói grande parte de nossa maneira de ser e de estar neste mundo, nossa identidade.
No dia 25 de novembro se comemora o Thanksgiving Day, e nós aproveitamos para agradecer, com uma linda comemoração, a esta família diversa.
A educação para inclusão do diferente e diverso se inicia no núcleo familiar.
Neste final de ano, com a previsão de muitas reuniões familiares, talvez seja interessante considerar a possibilidade de incluir um momento para agradecer. Afinal, todos os integrantes da família, fazem parte, de alguma maneira, da nossa biografia pessoal e da biografia de nossas realizações.
Aproveito para agradecer também a você, sim, você mesmo que está lendo este texto agora, e pedir para que você também agradeça a alguém que te acompanha na sua jornada.
*Thaissa Alvarenga é criadora da ONG Nosso Olhar, do portal de conteúdo Chico e suas Marias e do canal do youtube Inclua Mundo.
Conheça a associação Fernanda Bianchini: a dança é possível para todos
Inclusão. Será que estamos mais perto?
Grandes iniciativas para inclusão no Brasil
Deficiência intelectual: superando as expectativas do mundo
Síndrome de Down, inclusão e arte