Arte e crianças na pandemia: MAC USP tem visitas virtuais

Como despertar o interesse das crianças pela arte? Descubra opções virtuais para se divertir em casa

Redação Papo de Mãe Publicado em 22/03/2021, às 00h00 - Atualizado em 23/03/2021, às 08h43

Entrevista de Roberta Manreza com a educadora do MAC USP Renata Sant’Anna sobre arte contemporânea para crianças na pandemia -

Os museus também tiveram que se reinventar durante a pandemia. Com as portas fechadas, o MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP) procurou manter atividades educativas para estudantes promovendo visitas virtuais para crianças.

MAC USP

Em entrevista ao Papo de Mãe, a educadora do MAC USP, Renata Sant’Anna, explica que esta foi uma maneira de manter a criançada conectada às artes, apesar do isolamento social. Renata é também escritora, autora de livros de arte para crianças e professores.

Veja também:

A educadora conta que o museu já tinha vários programas voltados para as crianças, que incluem contação de história da arte. “Quando as visitas eram presenciais, os encontros aconteciam mensalmente aos sábados com leitura, visita e atividade prática no atelier do museu. Com a pandemia, todos os educadores de museus tiveram que rever projetos e transpor para o ambiente virtual”, analisa Renata. Ela passou a gravar vídeos narrando as histórias e selecionando obras do museu para mostrar. No final dos vídeos, ela dá orientações e dicas para atividades que as famílias podem fazer em casa.

Os vídeos estão disponíveis nas redes e site do museu, além do acervo on-line que está à disposição no site. Os passeios virtuais também estimulam muito debate e conversas em família. Renata disse que uma das obras de arte, por exemplo, gera uma conversa entre adolescentes sobre violência doméstica.

Crianças no MAC USP, quando a visitação estava aberta

Crianças no MAC USP, quando a visitação estava aberta

Assista à entrevista completa com a educadora Renata Sant’Anna:

Inclusão e Arte

Segundo Renata Sant’Anna, os museus do Brasil, em geral, estão mobilizados para receber bem pessoas com deficiência. E este foi um desafio para o formato virtual: a acessibilidade. Assim, os vídeos têm legendas e libras também.

Dicas de leitura

Autora de diversos livros sobre artes para crianças, Renata sugere alguns de sua autoria que podem promover atividades para as crianças. Alguns deles são:

Para assistir a um dos vídeos de Renata para o MAC USP clique aqui.

 @MAC USP 

@renatasantannagp

@arteaprimeiravista

papo de mãearte e criançasMAC USPrenata santannavisita virtual a museus

Leia também

Minha Escolinha Online: projeto social oferece reforço escolar e entretenimento


O comportamento dos meus filhos mudou com a pandemia: como ajudar nossas crianças?


Menos tempo de telas e mais brincadeiras off-line. Vamos nessa?


Biólogo lança livro infantil sobre diversidade: 'Não existe preconceito no mundo animal'


Evento aberto ao público gratuito e on-line debate arte-educação