Como ajudar os bebês órfãos da Covid-19

Especialista em aleitamento materno dá 10 dicas de como ajudar bebês recém-nascidos órfãos de mãe

Anna Helena Brito* Publicado em 10/08/2021, às 10h52

Como minimizar as dores desses bebês, que não poderão ser amamentados por terem perdido a mãe? -

Em plena Semana Mundial do Aleitamento Materno, a mais importante do Agosto Dourado, atendi uma bebê órfã nascida há pouco mais de 20 dias. Prematura de 32 semanas, foi tirada às pressas da mãe, cujo quadro de contaminação pela Covid-19 se agravara, necessitando de intubação. O sofrimento já começou aí. Tudo tem a hora certa e, definitivamente, ainda não era hora dela nascer. Não estava pronta.

O bebê quando nasce se vê diante de uma infinidade de luzes, sons, cheiros, imagens, pessoas e muito espaço. Estímulos com os quais não está acostumado. Ali, na sua antiga "casinha" que era o útero da mãe, tudo era muito diferente. A natureza o prepara 9 meses para esse momento difícil, amadurecendo cada órgão em uma ordem mágica de prioridade. Um bebê que nasce prematuro é pego de surpresa com esse parto antes da hora. Não bastasse isso, precisa ir para a Unidade Neonatal, separado da mãe, sua única fonte conhecida de segurança. Ali passará por muito estresse e dor. A mocinha da história, precisou ser intubada também. Furada, alimentada artificialmente, mantida em inúmeros aparelhos que garantiram sua sobrevivência. Sua mãe não resistiu. Ontem a conheci nos braços da avó materna, uma senhora de olhar triste que, num intervalo de poucos minutos, perdeu o marido e a filha. Agora, além de avó é mãe de duas: a bebê e a irmãzinha tem 2 anos. Se uniu ao genro no luto, mas contou que ainda nem tiveram tempo para chorar a perda de seus amores.

Veja também: 

O que podemos fazer para ajudar essas famílias?

Trago aqui sugestões de como minimizar as dores desses bebês, que não poderão ser amamentados por terem perdido a mãe, seja pela Covid-19 ou qualquer outra doença:

*Anna Helena Brito

Fonoaudióloga, Consultora em Aleitamento Materno, esposa e mãe de dois.

Assista ao Papo de Mãe sobre sustos com recém-nascidos. 

AmamentaçãoRecém-nascidopandemiaórfãoscivid-19

Leia também

Cuidados com recém-nascido no frio: o que fazer para proteger o bebê das baixas temperaturas?


Especialista de recém-nascidos em Hollywood: conheça a brasileira Andreza Cooper


Covid-19 e o alto índice de bebês prematuros


Dia Nacional do Teste do Pezinho: saiba como ele é importante


Recém-nascido. 10 situações assustadoras