Você já imaginou games com a missão social de combater a pobreza? Esta é a mais nova inciativa da ONG Gerando Falcões
Redação Papo de Mãe Publicado em 19/05/2022, às 06h00
A Gerando Falcões acaba de lançar o game Missão Favela X e inicia sua atuação no Metaverso, representando a primeira ONG a trabalhar nesse novo ambiente virtual com impacto social. O projeto foi realizado pela Accenture e está disponível em uma plataforma de jogos sociais no metaverso. Além de trazer os gamers para a missão social de combater a pobreza, o game quer atrair grandes marcas como parceiras.
Patrocinado por marcas como Havaianas, Nestlé e 99, o evento de lançamento aconteceu na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, município na Grande São Paulo, e crianças e jovens jogaram e testaram o game no local.
O objetivo do game é educar as crianças e os jovens sobre os desafios fundamentais para a erradicação da pobreza (Infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura e tecnologia), conscientizar a geração futura e arrecadar fundos para acelerar a transformação das favelas.
Para a Gerando Falcões, a inovação social e tecnologia de ponta são os elementos centrais para transformar o futuro das favelas. E nesse contexto entra o metaverso como impacto social.
"O game Favela X será utilizado com viés social para erradicar a pobreza, e inovação social e tecnologia são essenciais para esse desafio. Muitas pessoas conhecem a favela apenas pela janela do carro, e agora jogadores de todas as classes e regiões vão enfrentar, pela tela do computador ou do celular, transtornos que pessoas vulneráveis encaram em suas realidades cotidianas", salienta Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões. "São quase 14 mil favelas no Brasil, e esta é a grande chance que temos de fazer algo que pode mudar o futuro de seus moradores, sobretudo o futuro das crianças e dos jovens".
A ação faz parte da missão Favela X, sua campanha institucional para a captação de doadores recorrentes, que visa arrecadar recursos financeiros para levar tecnologia de ponta e inovação do mundo para a favela e transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado, por meio de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores das favelas através de inovação social.
“Hoje é um dia histórico, não só para a Gerando Falcões, mas para aqueles que acreditam que o Brasil pode ser um país bem melhor. Hoje é o primeiro passo para uma grande jornada, de levar a favela para aquilo que também é o mundo virtual, para aquilo que é o futuro”, afirma Leonardo Framil, presidente da Accenture na América Latina. “O metaverso é uma das tendências que mais vão mudar o mundo, mais do que a nossa vida já mudou. Estar nesse mundo virtual traz muitas oportunidades.”
Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Song Brasil complementa: “Hoje é o dia que nosso sonho virtual se torna realidade. Esse projeto começou há muito tempo, com a intenção de trazer inovação para a favela. As favelas são as grandes startups criativas do Brasil. Lugar onde é o berço das criatividades brasileiras. O Edu já foi da favela para o mundo, agora é a hora de levarmos o mundo para a favela. Estamos construindo pontes, conectando pessoas através desse novo espaço.”
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o impacto de longo prazo nas favelas de todo país. Por meio de iniciativas transformadoras, a GF entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania, e executa projetos para transformação sistêmica das favelas.
Para saber mais e mostrar o jogo pras crianças, acesse aqui.
Por mais educação social
Síndrome de Down e a real inclusão
"Eu levava na leveza, colocava uma música e só jogava", diz finalista de campeonato de games
Deficiência intelectual: superando as expectativas do mundo
Games e finanças: qual a relação disso?