A colunista do Papo de Mãe, Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano, fala sobre a armadilha que são os grupos de pais no Whatsapp
Redação Papo de Mãe Publicado em 03/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h40
A tensão impera nos grupos de WhatsApp de pais e mães. Normalmente são grupos da escola dos filhos e filhas em que várias pessoas que mal se conhecem estão reunidas emitindo opiniões que podem gerar atritos.
A era das redes sociais nos trouxe muitos benefícios, mas também muitos desafios. E um deles é a velocidade das informações. O 'falar sem pensar' se transformou no 'enviar a mensagem sem pensar'." (Stella Azulay)
É preciso ter um código de ética nestes grupos. Quem sofre as consequências disso são as crianças e os adolescentes. Para Stella Azulay, especialista em desenvolvimento humano e colunista do Papo de Mãe, esses grupos mais parecem “terapia coletiva sem condução adequada”.
Os pais despejam toda a sua raiva e frustrações embasados somente no orgulho de estarem certos e sob a bandeira falsa de estarem defendendo os seus filhos ou o que eles acreditam ser melhor para os filhos. Mas ninguém ganha com isso." (Stella Azulay)
Para ela, os pais precisam pensar no quanto os grupos de WhatsApp podem sugar as energias, o tempo e, principalmente, tirar o equilíbrio e o bom senso. Uma frase mal interpretada já pode levar a uma enxurrada de ofensas que jamais seriam feitas se fossem ao vivo.
1 – Ao teclar num grupo de WhatsApp, se imagine numa sala com aquelas pessoas
2 – Lembre que você vai encontrar essas pessoas pessoalmente um dia
3 – Imaginem seus filhos repetindo suas palavras para os amigos.
“Nós educamos pelo exemplo mais do que pelo discurso”, lembra Stella Azulay.
E fica tudo registrado, copiado, compartilhado e printado.
Então, cuidado.
O mito da caverna virtual
Como os pais estão lidando com os filhos expostos nas redes sociais
Podcast: aplicativo no Whatsapp dá informações sobre primeira infância
Promotoria da Casa da Mulher Brasileira (SP) agora tem WhatsApp para atender vítimas de violência doméstica
Nenê do Zap: ele dá dicas no whatsapp para cuidar de bebês e crianças