A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica em vídeo o que são miomas e quais os riscos que eles podem representar numa gestação
Redação Papo de Mãe Publicado em 03/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h26
Miomas são tumores benignos localizados no útero. Podem ser múltiplos, mas não se espalham pelo corpo.
A ginecologista e obstetra Ligia Santos explica que há há 3 tipos de mioma:
Se desenvolve na camada externa do útero. Pode ser assintomático, mas se cresce muito causa compressão nos órgãos próximos e então apresentar sintomas, como dor, sangramento e anemia.
Se desenvolve entre as paredes do útero. Tem relação com alteração de nível de hormônios femininos. Algumas mulheres apresentam dor abdominal e aumento do fluxo menstrual.
Se desenvolve na parede interna do útero e, segunda a Dra. Ligia “este é o que dá mais trabalho”. Ele pode afetar o endométrio e interferir na fertilidade da mulher já que o endométrio é onde ocorre a implantação do embrião. Pode causar dor, sangramentos, aumento do fluxo menstrual e anemia.
Miomas são até comuns e aumentam com a idade, atingindo mais as mulheres negras, conforme diz a Dra. Ligia.
Esses tumores benignos não são causas diretas de infertilidade, mas podem atrapalhar mulheres que estão tentando engravidar (principalmente o submucoso) e também podem prejudicar a evolução de uma gestação. Mas dependendo do tumor, a gravidez segue normalmente. O problema é que o mioma também cresce durante a gestação e pode provocar parto premtura, além de prejudicar o trabalho de parto normal.
Os tratamentos variam, há opções de medicamentos ou até indicação de cirurgia.
@ligiasantosgineco
Incompetência istmo cervical, o que é?
Crescimento intrauterino: e quando há algum problema?
Gestação com DIU: feto pode se desenvolver com o dispositivo?
Gestação de múltiplos. Quais os cuidados?
Entre o direito de amamentar e o direito de estudar: tirando a força do útero