A diminuição dos hormônios produzidos durante a gestação pode ser uma das causas para a queda de cabelo no pós-parto
Carolina Novaes * Publicado em 02/06/2021, às 12h01
Um problema que pode ser comum entre as puérperas é a queda de cabelo, perdendo o volume e deixando o couro cabeludo mais visível.
Durante a gravidez as mulheres não costumam perder cabelo pois têm um aumento da progesterona, hormônio feminino, responsável pela proteção dos cabelos, além de uma forte participação do hormônio do crescimento.
Porém, no pós-parto, a mulher enfrenta uma queda abrupta da progesterona, onde pode causar uma queda de cabelo. Problema que normalmente acontece três meses após ela dar à luz, explica a Dra. Luciana Passoni, médica tricologista, especialista e referência em transplante capilar.
A mulher grávida pode utilizar a ledterapia e medicação a partir do sétimo mês de gestação - sempre com acompanhamento de um médico especializado, caso apresente queda de cabelo ou calvice. Cada caso deve ser analisado de maneira pessoal e individual, mas, em geral, o tratamento de calvice dura em média seis meses. “Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio ajudam a amenizar essa queda de cabelo", afirma a médica.
*Carolina Novaes é repórter do Papo de Mãe.
5 mitos e verdades sobre o tratamento do melasma
Vaidade na gravidez não pode ameaçar a saúde
7 dicas para evitar rachaduras nas mamas durante a amamentação
O melanoma é mais comum na gestação?
A importância dos hormônios na gravidez