Sangramento na gestação após relação sexual é comum mas, na dúvida, melhor pedir opinião médica
Redação Papo de Mãe Publicado em 17/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 05/07/2021, às 17h40
Dra. Ligia Santos, ginecologista e obstetra, comenta sobre o sangramento que pode ocorrer após a relação sexual quando a mulher está grávida. Ela explica que é comum acontecer o sangramento porque o colo da gestante é mais vascularizado em razão dos hormônios da gravidez.
Normalmente é só um pouquinho de sangue e não é preocupante. Mas, na dúvida, qualquer sangramento durante a gravidez merece uma avaliação médica.
O sangramento que acontece após a relação sexual é chamado de sangramento pós coito. Pequenos atritos do pênis batendo no colo do útero pode provocar este sangramento, que normalmente é um sangue vivo, em pequena quantidade, logo após o ato sexual. Ele pode ainda aparecer durante alguns dias, mas o sangue já não deve mais ser de um vermelho vivo. "Não está sangrado mais, mas ainda tem sangue na vagina", tranquiliza a médica.
Mas a Dra.Ligia faz um alerta caso o sangramento seja mais intenso ou se prolongue: "Todo sangramento na gestação precisa ser avaliado por um médico, para descartar uma gravidade".
Após os primeiros sinais, deve começar a dilatação do colo do útero, que será avaliada pela médica, ou médico. O parto do primeiro bebê costuma ser mais demorado.
Dra. Ligia ressalta a importância do pré-natal e também de fazer um plano de parto. Ela ainda dá mais duas dicas: fazer exercícios na gestação e evitar o ganho excessivo de peso. “Sempre que possível, parto normal é o ideal. Não desista”, finaliza ela.
Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook
Você sabe o que é violência obstétrica?
Contraceptivos para adolescentes. Por que temos que falar sobre isso?
Anencefalia e aborto legal: o que é permitido por lei?
Miomas e gestação: o que fazer?
Quando posso engravidar após um aborto? Dra. Ligia responde.