Neste próximo encontro, segunda-feira (20), às 16h, recebem Valéria Scarance e Regina Célia Barbosa para falar sobre "Violência doméstica"
Roberta Manreza e Sabrina Legramandi* Publicado em 20/07/2020, às 00h00 - Atualizado em 15/01/2021, às 12h13
A violência doméstica aumentou bastante durante a quarentena. Muitas mulheres (e mães) estão em isolamento com seus agressores. A live tem como objetivo debater a importância da denúncia, além de explicar como essas mulheres podem buscar ajuda.
Para isso, Mariana e Roberta convidam a promotora de justiça de São Paulo Valéria Scarance e a vice-presidente do Intituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa.
Valéria Scarance explicou que o Ministério Público fez pesquisas para identificar a situação da violência contra a mulher no Brasil durante a pandemia. Em um mês de isolamento social, as prisões em flagrante por violência contra a mulher aumentaram 51%.
A violência não acontece longe, ela acontece perto da gente. Uma a cada três mulheres sofrem violência doméstica." (Valéria Scarance)
Regina Célia Barbosa também explicou sobre os levantamentos feitos pelo Instituto Maria da Penha: para ela, a pandemia não aumentou os números, mas coloca as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Muitas pessoas passaram informações equivocadas dizendo que os serviços de atendimento à mulher iriam ser suspensos." (Regina Célia Barbosa)
A plataforma usada pela iniciativa será o Zoom, e o evento será transmitido pelo canal do YouTube e na página do Facebook TV Cultura. Você também poderá participar com perguntas ao vivo via chat.
*Roberta Manreza e Sabrina Legramandi são repórteres do Papo de Mãe
É necessário o consentimento do marido para que a esposa coloque o DIU?
Exaustão materna: como encontrar o equilíbrio diante das dificuldades impostas pela pandemia?
Live #ChameAPenha: os desafios do combate à violência contra a mulher
De vítima a ré: a violência contra a mulher no Judiciário
Pela garantia de qualidade técnica de laudos, perícias ou estudos em varas de família brasileiras