Roberta Manreza Publicado em 16/06/2017, às 00h00
Por Leiturinha*,
A leitura proporciona diversos benefícios nas diferentes fases da vida e, quando voltada para os bebês, pode colaborar no desenvolvimento dos pequenos. Nessa fase, chamada de primeira infância, a criança está em uma constante evolução e os estímulos vindos dos livros estimulam esse momento tão especial.
“Para crianças de até um ano de idade, os livros mais indicados são os com contrastes em preto e branco, pois prendem a atenção dos pequenos. Os livros de pano também são uma boa pedida e podem ser adotados como objetos de transição. Além disso, a leitura deve ser entoada, acentuando as palavras e explorando as ilustrações”, explica Cynthia Spaggiari, coordenadora da equipe de curadoria da Leiturinha.
Para ajudar os pais na seleção dos melhores livros para essa faixa etária, a Leiturinha recomenda agora uma lista de 8 livros para bebês!
Este é um ótimo livro para realizar a leitura compartilhada com o bebê. Ele traz uma textura leve, macia e a história deixa a obra ainda mais incrível. O livro é sobre um coelhinho que tinha medo do escuro, até que encontrou uma amiga muito iluminada, que o fez mais corajoso e feliz. Nesta leitura, o pequeno irá se familiarizar com o universo literário e poderá curtir seu livrinho em muitos lugares. Recomendado para pequenos de 0 a 24 meses.
Com encaixes, a diversão literária será ainda maior! Para aproveitar melhor os livros interativos, é importante contextualizar o bebê por meio da leitura em voz alta da história além de conduzi-lo a encaixar as peças em seu destino. As ilustrações em cores vibrantes irão atraí-lo ainda mais. Recomendado para pequenos de 12 a 24 meses.
Os animais que habitam os jardins de casa irão embalar uma das primeiras histórias do pequeno leitor. “Você é meu bebê! Filhotes do jardim” fará ele descobrir o que cada filhote faz quando está com sua mãe. Com ilustrações ricas e textos envolventes, esta história acompanha um pequeno livrinho, permitindo que a criança acompanhe a leitura com suas próprias mãozinhas, estimulando sua criatividade. Recomendado para pequenos de 6 a 24 meses.
É muito bom festejar, não é? Desta vez, quem espera toda família para sua grande festa é o tigre. Com “O livro mágico de aniversário”, o bebê irá bater palmas, cantar uma canção com os outros amiguinhos e até tocar bateria para comemorar o aniversário do Filhote Tigre. A grande surpresa está no final, quando o pequeno é convidado a soprar as velinhas do bolo junto com o aniversariante. O livro mágico de aniversário é totalmente interativo e fará todos se apaixonarem ainda mais pelo universo das fantasias! Recomendado para pequenos de 12 a 24 meses.
A música auxilia no desenvolvimento dos aspectos: social, cognitivo e linguístico. Na infância, além de ser uma facilitadora no processo de aprendizagem, a música também favorece a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos movimentos. Recomendado para pequenos de 0 a 3 anos.
Contrastes, imagens coloridas e estímulo sonoro. Quic, quic é mais que um livro brinquedo – ele dá estímulos reais para o desenvolvimento na primeira idade. Para que possa ser plenamente explorado, é preciso apresenta-lo integralmente para o pequeno. Aperte o centro do livro e pergunte: “Quem faz quic, quic? Será o patinho? A ovelhinha?”. Recomendado para pequenos de 6 a 24 meses.
Que tal se divertir com o cãozinho Luki? Nada melhor do que esta surpreendente história para o bebê embarcar em uma deliciosa aventura. Este é um livro sonoro que emite os sons dos animais. Esse tipo de livro é um importante instrumento para o desenvolvimento auditivo e visual da criança. Apresentar diferentes sons e reconhecê-los é fundamental para a percepção dos ritmos e o conhecimento sobre o universo musical. Viaje com seu pequeno nesta incrível magia literária! Recomendado para pequenos de 0 a 3 anos.
Este é o livro de banho do Gildo, o personagem mais querido da autora Silvana Rando. Nesta história, o elefante, junto com seus amigos, segue rumo ao mar em seu barquinho. Já nas águas, eles constroem um castelo de areia, comem melancia e se divertem muito juntos! Os livros de banho e pano devem ser explorados por meio do tato e da visão. Por isso, é importante que a leitura seja feita com calma e atenção especial aos estímulos direcionados ao bebê. Recomendado para pequenos de 0 a 24 meses.
*Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 50 mil famílias, distribuídas em mais de 4.000 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital – com mais de 1000 livros e vídeos.