Papo de Mãe

Ações do Dia da Mulher trocam homenagens por pedido de igualdade

Roberta Manreza Publicado em 08/03/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h57

Imagem Ações do Dia da Mulher trocam homenagens por pedido de igualdade
8 de março de 2016


Na data, campanhas de marketing combatem violência e pedem denúncias.
Marcas, entidades e até time de futebol abordam a violência doméstica.

OCDE chama atenção para igualdade de gêneros por ocasião do Dia da Mulher (Foto: Reprodução/Twitter/OCDE)

OCDE chama atenção para igualdade de gêneros por ocasião do Dia da Mulher (Foto: Reprodução/Twitter/OCDE)

Marcado por comemorações, rosas e bombons, o Dia Internacional da Mulher vem carregado de campanhas com forte tom de protesto este ano. Muitas ações de marketing deixaram de lado o típico tom de homenagem na publicidade para protestar contra a violência doméstica e outras barreiras contra a igualdade entre os gêneros.

A publicidade tem sido alvo de duras críticas na internet e até de processos do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por retratar a mulher como objeto sexual ou reforçar estereótipos machistas.

Recentemente, a Boticário gerou polêmica ao lançar o comercial “Linda Ex”, que mostra a história de casais em processo de separação. Internautas denunciaram a campanha como machista, enquanto outra parte do público defendeu o anúncio como “empoderador”. O Conar abriu um processo para julgar a campanha.


Veja abaixo campanhas de protesto do Dia da Mulher:

Nicole Kidman pede adesão a companha contra violência da ONU (Foto: Reprodução/Facebook/Nicole Kidman)

Nicole Kidman pede adesão a companha contra violência da ONU (Foto: Reprodução/Facebook/Nicole Kidman)

‘Face it Together’
Embaixadora da boa vontade da ONU para o Desenvolvimento da Mulher, a atriz Nicole Kidman convidou o público, em sua página no Facebook, a publicar fotos de seus rostos no site da campanha #FaceItTogether em apoio à luta contra a violência contra a mulher. Veja aqui


Campanha da Miss Intercontinental adota tom de protesto no Dia da Mulher (Foto: Divulgação/Miss Intercontinental)

Campanha da Miss Intercontinental adota tom de protesto no Dia da Mulher (Foto: Divulgação/Miss Intercontinental)

‘Nao se cale’
O Miss Intercontinental Brasil publicou fotografias de mulheres que sofreram violência e um vídeo com estatísticas de violência física, moral e sexual. Os dados apresentados no filme foram divulgados no balanço dos atendimentos, entre janeiro e outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher (180), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).


Campanha da Ponte Preta contra violência doméstica (Foto: Reprodução/Ponte Preta/Ceamo)

Campanha da Ponte Preta contra violência doméstica (Foto: Reprodução/Ponte Preta/Ceamo)

‘Mês das mulheres sem rosas’
O time paulista Associação Atlética Ponte Preta, em parceira com o Ceamo (Centro de Apoio à Mulher Operosa), fez campanha contra a violência à mulher não só no Dia Internacional, mas durante o mês de março. Neste período, a equipe da Ponte vai entrar em campo com a hashtag #nãopassarão (criada para combater o machismo), acompanhada do número 180, do Disque Denúncia, que atende todo o Brasil, estampados na camisa do time.


Filme do Parlamento Europeu chama a atenção para desigualdade de gêneros (Foto: Reprodução/Parlamento Europeu)

Filme do Parlamento Europeu chama a atenção para desigualdade de gêneros (Foto: Reprodução/Parlamento Europeu)

Igualdade salarial e estupros
O Parlamento Europeu publicou um filme que mostra o quanto as questões de igualdade de gênero ainda precisam avançar no continente. O vídeo menciona a necessidade da igualdade salarial, o maior acesso à educação, as ocorrências de estupros mesmo em países avançados e os incontáveis casos de assédio sexual. Assista aqui.


Campanha da One diz que a pobreza no mundo é sexista, por ocasião do Dia da Mulher (Foto: Reprodução/Twitter/One)

Campanha da One diz que a pobreza no mundo é sexista, por ocasião do Dia da Mulher (Foto: Reprodução/Twitter/One)

‘A pobreza é sexista’
“62 milhões de garotas têm o direito à educação negado. A pobreza é sexista”, denuncia um cartaz da One por ocasião do Dia Internacional da Mulher. A entidade que atua no combate à pobreza e na prevenção de doenças em lugares pobres do planeta, principalmente na África.


CAMPANHAS RECENTES

Camanha da Secretaria de Saúde do DF menciona Jessica Jones (Foto: Reprodução)

Camanha da Secretaria de Saúde de Brasília menciona Jessica Jones (Foto: Reprodução)

Jessica Jones
Há três meses, a secretaria de Saúde de Brasília aproveitou o tom feminista da série “Jessica Jones”, do ‪Netflix‬, para chamar atenção para a violência contra a mulher. “[A série] tem conquistado muitos fãs desde a estreia. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a história não é só sobre uma heroína que luta contra o mal. Trata-se de uma mulher que convive diariamente com os abusos psicológicos do vilão, Killgrave (…). Assim como Jessica, se você foi vítima de algum abuso – físico, sexual ou psicológico –, lute contra a violência e denuncie! ‪#‎Ligue180‬”, diz a campanha.


Campanha da Lew Lara mostra demaquilante que esconde agressões (Foto: Divulgação/Lew Lara)

Campanha da Lew Lara mostra demaquilante que esconde agressões (Foto: Divulgação/Lew Lara)

Maquiagem que esconde a violência
Em março de 2015, a agência Lew’Lara\TBWA criou para a Casa Sofia (Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher) um anúncio alertando para a necessidade de que a violência doméstica não pode ser escondida. A foto de uma mulher usando maquiagem anuncia o poder de remoção de um “demaquilante inovador”. Na peça, há uma amostra do produto e o convite para o leitor fazer um teste e passar o demaquilante na imagem. A maquiagem removida revela machucados e edemas no olho, além da frase: “Não esconda a violência, ligue 0800 770 3053 e denuncie”.


Campanha mostra desculpas para ocultar agressão (Foto: Divulgação)

Campanha mostra desculpas para ocultar agressão (Foto: Divulgação)

Agressões disfarçadas de acidentes
Em novembro 2015, a Globo e a ONU Mulheres uniram-se para lançar uma campanha de enfrentamento à violência de gênero. “A cada 15 segundos uma mulher cai da escada, escorrega no banheiro ou tropeça no tapete. E a cada uma hora e meia uma mulher não sobrevive para contar a próxima desculpa”. Com este alerta, a campanha aponta a importância da denúncia das agressões. Assista aqui.


Angelina Jolie tem o rosto machucado em campanha de artista contra violência (Foto: Divulgação/#BREAKTHESILENCE)

Angelina Jolie tem o rosto machucado em campanha de artista contra violência (Foto: Divulgação/#BREAKTHESILENCE)

‘Quebre o silêncio’
No ano passado, um artista e ativista italiano criou um trabalho inusitado para chamar a atenção ao problema da violência doméstica que muitas vezes acaba sendo encoberta pela falta de denúncias. Para mostrar que qualquer mulher está sujeita ao problema e incentivar vítimas a não ficarem caladas, Alexsandro Palombo acrescentou roxos e marcas de violência sobre imagens de famosas como Angelina Jolie, Emma Watson e Madonna – que teriam cedido fotos suas para a campanha, lançada nesta semana para marcar o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher.

Papo de Mãe recomenda:




DiversosCasalHomeNotícias