24 de agosto de 2011
Olá! Estamos de volta com mais um post sobre o tema da semana: MÃES BLOGUEIRAS. Temos recebido muitas mensagens bacanas por conta da repercussão deste programa e gostaríamos de agradecê-las. A propósito, quem não conseguiu assistir ao programa no último domingo ainda vai ter a oportunidade de conferi-lo por aqui.Bem, o que temos para hoje é um texto da psicóloga Solange Melo, que já esteve no Papo de Mãe como especialista convidada e sempre participa dos chats aos domingos. Obrigada, Solange por mais esta contribuição!!!***
Mães BlogueirasPor Solange Melo*Circulando pela internet percebemos o crescente número de mulheres blogueiras que em seus espaços, discutem, desabafam e trocam idéias sobre diversos assuntos, desde política, economia, culinária, até família e educação dos filhos.Para aqueles que achavam que as mulheres nasceram para serem Amélias, elas já provaram que, além de cuidar da casa e dos filhos, elas também sabem blogar e muito bem. Sabemos perfeitamente que a internet encurta as distâncias e muitas mães a utilizam com frequência para estarem mais perto de seus rebentos que moram longe delas. Ter filhos longe, muitas vezes, é sinônimo de muito sofrimento e a internet, nesses casos, é um bálsamo.Mas sabemos que muito mais que informação, as mulheres buscam mesmo na internet é acolhimento. Com o passar do tempo, as pessoas foram ficando cada vez mais isoladas, perderam seus espaços públicos, o convívio com seus vizinhos de rua e isso acarretou nelas muita angústia e solidão.Através dos blogs, aos poucos, elas foram percebendo que não sentiam sozinhas as mesmas dores e que suas angústias não eram somente suas. Perceberam que não estavam falando sozinhas, mas sim que estavam dialogando com dezenas, centenas de pessoas com experiências parecidas com as suas. E isso representou um alívio para elas!E o que antigamente eram as gostosas conversas de comadres hoje se transformaram em papos virtuais animados, ricos em emoções, vivências, questionamentos e descobertas. Descobertas de que as dúvidas são inerentes a todos e que ninguém acerta sempre. E que quanto mais a gente verbaliza o que vai dentro de nós, mais a gente descobre que temos mais a ganhar do que a perder, e que até o final de nossos dias, estaremos fadados ao aprendizado.Sabemos muito bem que quando uma mulher se torna mãe, fica monotemática. E descobrir que não é a única lhe dá companhia para “trocar figurinhas” sem se tornar chata, monótona e repetitiva.E na vida sabemos muito bem que existem coisas sobre crianças que pediatra nenhum fala, mas que quem é mãe sabe por experiência. Nesse caso, por que não trocar idéias a respeito e crescer com isso?Ter um blog é como ter uma grande e aconchegante sala de visitas, onde recebemos amigos e até desconhecidos, de perto ou de longe, para vários encontros regados a muita informação, desabafos, alegrias, confidências, descobertas, ajuda mútua e, acima de tudo, crescimento pessoal.
*Solange Melo é psicóloga e psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e famílias em São Paulo. Participou como especialista convidada do Programa Papo de Mãe sobre MUDANÇAS exibido em 10.07.2011.