Roberta Manreza Publicado em 05/12/2017, às 00h00 - Atualizado às 12h19
Por Dra. Jeanne Oiticica*, médica otorrinolaringologista
Especialista orienta sobre os sintomas de alerta
A tonsila faríngea, conhecida também como adenoide, é um tecido linfoide, cuja função está relacionada ao sistema de defesa do organismo, que fica localizado bem no fundo do nariz, na parte mais interna, quase no centro da face, no ponto de encontro entre nariz e ouvidos.
Os principais sintomas que sinalizam a presença de adenoide são roncos, apneia, adenoidites, otites, faringites, sinusites, hipodesenvolvimento do terço médio da face, voz anasalada, obstrução nasal, diminuição da acuidade auditiva.
A síndrome do respirador bucal (aquela criança que vive sempre de boca aberta) também é um sintoma e ocorre em 13% das crianças, dentre estas, 80% apresentam hipertrofia de adenoide.
A hipertrofia ou hiperplasia de adenoide (aumento do volume e da massa tecidual) surge na 1ª infância, com tendência hereditária. Em geral é decorrente de infecções de repetição da adenoide, as chamadas adenoidites. “O tecido reage às infecções crescendo e aumentando o número de células, tudo isso para incrementar a imunidade do pequeno. As repercussões clínicas só ocorrem quando há inflamações e infecções recorrentes e ou o aumento excessivo do tamanho do tecido, explica a Dra. Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Uma das recomendações de tratamento é a cirurgia para retirada da adenoide, porém, consensos apontam que não seja realizada antes dos dois anos de idade pelo risco de recidiva do problema.
“É preciso avaliar os benefícios que a cirurgia pode trazer. Se indicada, deve ser feita entre os 3 e 6 anos, já que após os seis anos de idade a adenoide tende a atrofiar e regredir, pois o seu papel na imunidade começa a decair dos 4 a 6 anos, a medula óssea amadurece e assume boa parte da função imunológica”, detalha a especialista.
Abaixo a Dra. Jeanne passa algumas dicas aos pais para que percebam os sinais de adenoide: