Roberta Manreza Publicado em 31/08/2015, às 00h00 - Atualizado às 16h35
Educação por evidências | por Equipe IAB
Sempre que perguntamos a educadores sobre suas dificuldades de atuação, a família é citada invariavelmente como um fator que impacta no desempenho dos estudantes: quando presente e participativa, ela garante melhores notas e comportamento.
O relatório do Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE), estudo da Unesco lançado no final de julho, apresenta dados que reforçam, junto a outras evidências, a importância da relação entre a família e a escola. O TERCE foi realizado a partir de uma avaliação para aferir os conhecimentos dos alunos do 4º e 6º anos do Ensino Fundamental na América Latina, e mede, entre outros aspectos, o nível de escrita dos estudantes.
De acordo com os resultados do estudo, um dos fatores que mais impactam na aprendizagem é a participação da família na vida escolar do aluno. A partir das análises do TERCE, nós traçamos cinco atitudes que se destacaram como positivas para melhorar o rendimento escolar das crianças nessa etapa da vida e damos dicas para você aplicar isso na sua casa. E se você é professor, aproveite a próxima reunião e incentive os pais de seus alunos a desenvolverem essas atitudes. Confira:
1ª atitude: perguntar sobre a lição de casa
Alunos cujos pais acompanham o dever de casa apresentaram melhor desempenho na avaliação da Unesco. O resultado ainda mostra que crianças que dedicam ao menos 30 minutos por dia para realizar tarefas escolares em casa alcançaram melhor rendimento do que aqueles que não o fazem.
DICA: confira o caderno de seu filho e reserve um tempo na rotina diária para que ele faça o dever ou revise o conteúdo estudado no dia. O ideal é que a lição seja realizada local iluminado e longe de outras distrações, como tablets, televisão e celulares.
2ª atitude: chamar a atenção do filho em relação as notas
Pais que conversam com seus filhos quando eles recebem notas baixas também influenciam positivamente no desempenho escolar, aponta o relatório da Unesco.
DICA: acompanhe as notas de seu filho e peça aos professores para que enviem boletins periódicos de desempenho. Observe atentamente se as notas se mantêm em bom patamar e cobre melhores resultados se elas forem baixas. Caso contrário, as crianças pensarão que não há expectativas sobre elas e poderão perder o interesse nos estudos.
3ª atitude: parabenizar a criança por bom desempenho
Outro destaque trazido pela Unesco mostra que os estudantes que receberam retorno positivo de seus pais por bom desempenho escolar também obtiveram notas mais altas do que aqueles cujos pais não oferecem feedback. Vale lembrar que dizer “parabéns” à criança não significa muito. Para ser impactante, é necessário elogiar o processo e o esforço empregado, e não o resultado.
4ª atitude: matricular a criança na pré-escola
Depois do nível socioeconômico, a pré-escola, foi o segundo fator que mais impactou positivamente no resultado das crianças avaliadas pela Unesco. Segundo a entidade, essa prática foi destaque em todos os países da América Latina.
DICA: além de matricular a criança na pré-escola, certifique-se de que ela está recebendo atendimento adequado para sua faixa etária. A pré-escola não pode servir apenas para a antecipação dos conteúdos do Ensino Fundamental. Não se trata de uma escola antes de outra escola. Ela deve priorizar o aprendizado através de atividades próprias para essa faixa etária, voltadas para o brincar.
5º atitude: não permitir faltas
A falta de assiduidade foi destacada pela Unesco como um fator que impacta negativamente no desempenho acadêmico. Segundo a análise, os estudantes que faltam às aulas duas ou mais vezes no mês apresentam desempenho mais baixo do que as crianças que participam de todas as aulas.
DICA: não deixe que o cansaço afete a frequência na escola. Para isso, o ideal é manter uma rotina adequada de sono, de modo que as crianças (e também os adultos) estejam em condições de atender às aulas pela manhã. Cobre, ainda, assiduidade dos professores, uma vez que as faltas docentes também afetam negativamente no desempenho acadêmico da turma.
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