As férias escolares são um momento para descansar e brincar. Praticar um novo idioma pode ser divertido e unir toda a família
Redação Papo de Mãe* Publicado em 15/07/2021, às 15h39
Com a chegada das férias de julho, as crianças, sem aulas, aproveitam o tempo livre para explorar diferentes brincadeiras e se divertir. Apesar disso, com as limitações impostas pela pandemia, as possibilidades de atividades são restringidas. Surge então a oportunidade de fortalecer os vínculos dentro de casa e aproximar a família. A prática de inglês, independente da idade, é uma forma de fazer isso.
Para quem está aprendendo, ou deseja aprender um novo idioma, como o inglês, é essencial manter a prática constante e continuar em contato com a língua mesmo durante as férias. Entretanto, não há necessidade de realizar atividades escritas para o estudo da gramática ou se prender a livros teóricos. Como qualquer outro idioma, é possível aprender inglês de forma lúdica e divertida, praticando habilidades e fluência da língua com os familiares.
Cláudia Peruccini, gerente pedagógica da escola de inglês Red Balloon, elaborou uma lista de sugestões com cinco atividades possíveis de serem feitas em casa e que tornem o aprendizado mais divertido e constante, já que despertará, nas crianças e em suas famílias, a vontade de aprender inglês. Confira:
1. Assista a filmes em inglês
Além do entretenimento, os filmes são uma boa opção para unir a família e aprender inglês ao mesmo tempo. Ter contato com o idioma por meio das telas é uma forma de aperfeiçoar a pronúncia das palavras, expandir o vocabulário e conhecer gírias e expressões usadas no cotidiano. Assistir a filmes em inglês também ajuda o estudante a conhecer diferentes culturas e entender mais sobre os hábitos e vivências dos nativos, o que enriquece e solidifica o aprendizado.
2. Ouça músicas em inglês ao longo do dia
Aprender canções é uma ótima forma de acostumar os ouvidos com entonações, pronúncias e sotaques diferentes. A música, além de tornar o aprendizado mais leve e dinâmico, ajuda na memorização de novas palavras e no desenvolvimento da percepção sensorial.
“Escutar músicas e assistir filmes em inglês é uma excelente alternativa para praticar a língua e ainda aproveitar o momento para relaxar. Esse tipo de experiência permite que crianças e jovens explorem novas áreas de conhecimento e aspectos culturais, aprendam expressões e vocabulário e aprimorem seu nível de fluência da língua”, explica Cláudia.
3. Faça receitas típicas de países onde o inglês é língua nativa
Além de proporcionar momentos de afeto em família, fazer receitas com as crianças pode ser um tempo de muito aprendizado. A comida é uma das maiores marcas culturais de um país, e pode ser usada a favor do ensino da língua inglesa.
Falar o nome dos ingredientes em inglês enquanto prepara a receita também é uma boa forma de memorizar novas palavras. A especialista recomenda que a família pesquise receitas típicas de países onde o inglês é a língua nativa para mergulhar na cultura da região.
4. Conte histórias em inglês
A imaginação é fundamental para o aprendizado, e deve ser incentivada principalmente na infância. Criar histórias usando o inglês é uma maneira simples e eficaz de praticar o idioma e ainda desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais. Por meio da narração de histórias, a criança mobiliza seu repertório, estimula a linguagem, desenvolve o raciocínio e expressa suas emoções.
Cláudia também explica que essa experiência auxilia o estudante a se sentir mais confortável e confiante para interagir com outras pessoas em diferentes contextos.
Caso os pais não dominem o idioma, vale estimular os filhos a ensinarem o que já aprenderam. Assim, além dos pais aprenderem a língua, as crianças vão sentir mais autonomia e isso irá ajudá-las e consolidar melhor o que sabem.
5. Faça brincadeiras interativas
As férias são o momento de deixar a criatividade fluir e explorar tanto a mente quanto o corpo. A família pode criar suas próprias brincadeiras e incentivar a criança a usar o inglês nomeando os objetos enquanto brincam, por exemplo. Ou então, ao final de uma brincadeira, os pais podem incentivar o filho a guardar os objetos enquanto os nomeia. Assim, além de ensinar os pequenos sobre responsabilidade e autonomia, auxiliam no aprendizado e na fixação do idioma.