Como retornar a rotina da escola depois das férias?
Roberta Manreza Publicado em 28/01/2016, às 00h00 - Atualizado às 15h07
28 de janeiro de 2016
Por Tatiana Duarte, pedagoga
No começo da vida escolar, voltar para a escola após as férias pode ser um desafio, principalmente para as crianças pequenas.
Alguns alunos precisam readquirir confiança na escola. A autoconfiança, a competência e a segurança surgem também de separações bem sucedidas e, sendo a escola um dos primeiros lugares onde essa experiência acontece na história de uma criança, vemos a importância da adaptação e da orientação da família para viver esta situação.
Aqui vão algumas dicas para os pais que facilitam o período de adaptação e de readaptação depois das férias:
Alguns dias antes do retorno/ início das aulas é importante que comece a se estabelecer a rotina habitual com os horários de refeição e sono para que a criança não sinta tanto os horários da rotina escolar.
Converse com seu filho sobre o retorno ou ingresso à escola de maneira tranquila, evidenciando os aspectos positivos, como o encontro com os amigos, a professora, a volta aos cursos esportivos e culturais, novos aprendizados e etc.
Os pais ou familiares devem mostrar firmeza e segurança na hora de deixar a criança, despedindo-se carinhosamente. Se ela chorar no retorno as aulas, acompanhe a criança até a sala de aula e peça orientações a coordenação. Em alguns casos, deve ser proposto algumas estratégias de adaptação, como por exemplo, progredir o tempo de permanência.
Cabe à escola determinar o momento em que a família deve ir se afastando para que a adaptação ou readaptação aconteça, é importante que os pais confiem na experiência da instituição de ensino.
Quando sair, a despedida deve ser rápida, passando segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela, nunca minta e conte exatamente tudo que vai acontecer, o que você estará fazendo enquanto ela está na escola e indique que voltará para buscá-la.
O responsável por buscar o aluno deve ser pontual. O grande medo da criança é de ser abandonada ou esquecida na escola.
Não fique chateada se seu filho precisar de um período maior de adaptação ou no retorno as aulas precisar de cuidados para se readaptar, cada criança tem o seu tempo.
Cuidado para não ceder às manhas e birras. Não negocie sua permanência na escola em troca de guloseimas ou brinquedos.
Incentive seu filho a compartilhar as experiências divertidas das férias com os amigos, e a se interessar pelo que os colegas viveram nas férias também.
A escola também deve se preparar para receber os alunos, favorecendo esta readaptação. Seguem algumas dicas para as instituições:
Prepare o corpo docente para acolher os alunos que precisam de um maior cuidado na retomada da confiança na escola.
O ambiente deve ser um convite para a criança brincar, por isso planejar cabanas com tecidos, pendurar brinquedos já conhecidos para explorá-lo de outra maneira, selecionar objetos que despertem curiosidade para brincar, como caixas de papelão, colheres de pau, escorredor de macarrão, cestas com folhas, entre outros, facilita o processo de construção ou retomada de vínculo entre alunos, equipe e o espaço escolar.
Nos primeiros dias é importante que os professores estejam próximos da entrada da escola ou entrada da sala, é muito confortante ser recebido com um abraço por eles.
A parceria entre a escola e a família é fundamental para consolidar o processo de adaptação ou readaptação da criança, não hesite em procurar ajuda da escola nas dúvidas e inseguranças que possam surgir.