O pediatra Moises Chencinski elogia a atitude do jogador Cristiano Ronaldo contra a Coca-Cola e pede mais gestos como o do craque para proteger a amamentação
Dr. Moises Chencinski* Publicado em 16/06/2021, às 11h39
Logo após o jogo entre Portugal (3) e Hungria (0) pela Eurocopa, o protagonista da partida, Cristiano Ronaldo, foi para a entrevista coletiva. Com 2 gols no jogo (aos 87 e aos 92 minutos), ele quebrou mais um recorde em sua carreira, ultrapassando Michel Platini, e tornando-se o maior artilheiro do torneio com 11 gols marcados.
Cheio de moral, como sempre, ele protagonizou não só o jogo, mas também um dos atos mais simbólicos dos últimos tempos. Ao se sentar para a entrevista, ele retirou de sua frente 2 garrafas de Coca-Cola, pegou uma garrafa de água e disse: ÁGUA, viralizado em vários vídeos.
Cristiano Ronaldo, aos 36 anos, é conhecido como um exemplo de atleta (pelo menos aos olhos do mundo), que se cuida e que sempre quer a vitória, jogando em alto nível na Juventus (Itália) e pela seleção de Portugal.
Essa foi uma atitude de peso, de ética, de alguém que, de verdade, se preocupa com sua saúde e tem consciência do seu papel social, sem CONFLITO DE INTERESSES. Seu ato e sua única palavra calaram fundo na alma de milhões de pessoas e trouxeram uma grande repercussão mundial, inclusive do ponto de vista econômico.
Segundo noticiado, o mercado abriu com as ações da Coca-Cola custando cerca de US$ 56,10 (cerca de R$ 285,00). Meia hora depois, as ações apresentaram uma desvalorização de 1,6%, alcançando um valor mínimo de US$ 55,22 (cerca de R$ 280,00). O jornal "Marca", da Espanha, afirma que a queda aconteceu 30 minutos depois do fim da entrevista coletiva de Cristiano Ronaldo (uma perda no valor total de mercado de US$ 4 bilhões, caindo de US$ 242 bilhões para US$ 238 bilhões).
Só que era Cristiano Ronaldo.
Nós não somos “Cristianos Ronaldos”, mas com consciência, ética, coragem, juntos podemos fazer diferença na saúde de todos.
É fundamental a ação em nível nacional, nos sistemas de saúde, no trabalho remunerado e informal e em nível comunitário. A WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação), todos os anos, estabelece o tema a ser abordado mundialmente e faz uma recomendação de ações, após uma análise da situação do aleitamento materno no mundo. É necessário proteger a amamentação.
Isso é claro e cristalino como a ÁGUA para o bem da saúde do mundo.
Como LEITE MATERNO, SEM CONFLITO DE INTERESSES pelo marketing das indústrias.
Esse ano, tive a responsabilidade e a honra de traduzir para o português*, mais uma vez, o conjunto de ações propostas pela WABA e sugiro fortemente a leitura de todos, mas, especialmente, de quem trabalha pelo aleitamento materno, das empresas e dos órgãos governamentais.
Sem essas ações, o marketing dos substitutos do leite materno influencia, de forma marcante, as taxas de amamentação no mundo, que até o momento não atingem a marca de 50% das crianças em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, como é a proposta da Organização Mundial de Saúde para 2.025. Menos da metade das crianças têm a oportunidade de receberem o leite materno exclusivo até os seus 6 meses de vida.
Que fique claro.
A questão é o marketing abusivo. A questão é o CONFLITO DE INTERESSES, em que o foco e a preocupação principais são o lucro financeiro e não a saúde de ninguém.
Precisamos de mais CR7s (Cristiano Ronaldo o camisa 7 - como ele é conhecido) para nos encantar com seu futebol, com seus golos (gol em português de Portugal), mas essencialmente com seus princípios.
Precisamos de todos para que, em tempos de pandemia, possamos dar mais um passo fundamental e ético rumo à saúde das crianças e do planeta, de forma simples.
P.S.: A água que o Cristiano Ronaldo tomou também era da Coca-Cola. Assim, a questão não era em relação à empresa e sim ao refrigerante não saudável.
*A tradução do folder de ação teve a revisão de Marina Ferreira Rea - Member of IBFAN Global Council (G5), a colaboração de Miriam Oliveira dos Santos - pediatra Coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e BLH/SESDF e a diagramação de Danielle de Oliveira Freire.
*Dr. Moises Chencinski , pediatra e homeopata.
Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2016 / 2019 – 2019 / 2021).
Membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (2016 / 2019 – 2019 / 2021).
Autor dos livros HOMEOPATIA mais simples que parece, GERAR E NASCER um canto de amor e aconchego, É MAMÍFERO QUE FALA, NÉ? e Dicionário Amamentês-Português
Editor do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Criador do Movimento Eu Apoio leite Materno.