ESTÍMULO E DESENVOLVIMENTO – Descobrindo seu bebê mês a mês
pmadmin Publicado em 26/09/2011, às 00h00 - Atualizado em 03/10/2014, às 20h14
26 de setembro de 2011
Camila Reibscheid*
Quando ele vai sorrir, sustentar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar, andar ou falar? São perguntas que todos os pais, especialmente os de primeira viagem, se fazem todos os dias. É comum querer saber quando isto ou aquilo vai acontecer. Dúvidas sobre desenvolvimento e comportamento são frequentes na consulta com o pediatra.
O desenvolvimento motor e de linguagem segue marcos de normalidade esperados para cada fase, porém podem variar de criança para criança, mas sempre existindo um tempo máximo para cada situação ocorrer.
Qualquer atraso no desenvolvimento ou desvio da normalidade deve ser avaliado junto ao Pediatra, pois quanto mais nova a criança, maior a resposta aos estímulos.
Vale brincar, conversar, contar histórias, fazer massagens, beijar e abraçar. Toda demonstração de carinho ficará armazenada na memória da criança como o amor dos pais e será fundamental no desenvolvimento motor e de linguagem.
Veja a seguir o que seu filho deve estar apto a fazer em cada fase do seu desenvolvimento. As características são as mais comuns para a idade, podendo haver variações. Algumas crianças podem apresentar-se adiantadas ou atrasadas em algum aspecto da tabela de desenvolvimento, isto vai depender dos estímulos que recebem no dia a dia.
É muito importante que os pais saibam como estimular seus filhos e que todo o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelo Pediatra.
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
1 MÊS:
Levanta a cabeça
Reage aos sons
Olha fixo para rostos
Passa boa parte do tempo dormindo
Enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)
2 MESES:
Mantém a cabeça erguida por períodos curtos.
Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
Vocaliza sons como “agu” e “arru”
Segue os objetos com o olhar
Movimentos ficam menos bruscos
Sorri ao contato social
Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema
3 MESES:
Segura a cabeça com firmeza
Dá gargalhada
Dá gritinhos
Reconhece o seu rosto e seu cheiro
Reconhece a sua voz
Vira a cabeça na direção dos barulhos
Leva as mãos à boca e suga os dedos
Segura objetos com firmeza por pouco tempo
Com brincadeiras e músicas o bebê fica agitado, realizando movimentos de pernas e braços
4 MESES:
Responde com sons quando você fala com ela
Consegue apoiar o peso nas pernas
Junta as mãos e bate nos brinquedos
Consegue segurar um brinquedo
Estica o braço para pegar objetos
Consegue se virar deitada
5 MESES:
Consegue distinguir cores primárias
Consegue se virar deitada
Consegue se distrair com as mãos e os pés
Vira na direção de barulhos novos
Reconhece o próprio nome
Põe objetos na boca
Senta com apoio
6 MESES:
Vira na direção de sons e vozes
Imita sons, faz bolinhas de cuspe
Rola nas duas direções quando deitada
Senta sem apoio
Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca
Está pronta para alimentos sólidos
7 MESES:
Senta sem apoio
Puxa objetos em sua direção
Imita sons da fala
Começa a se arrastar ou engatinhar
Pode demonstrar medo com pessoas estranhas
8 MESES:
Diz “papá” e “mamã/á” para os pais, sem especificar
Transfere os objetos de uma mão para a outra
Engatinha bem
Aponta para objetos
Atira objetos no chão
Reclama quando é contrariado
9 MESES:
Fica de pé segurando em alguma coisa
Combina sílabas em sons que parecem palavras
Usa o movimento de pinça para pegar objetos pequenos
Bate objetos um contra o outro
Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia
10 MESES:
Dá tchau com a mão
Pega objetos com o movimento de pinça
Anda segurando nos móveis
Responde ao nome e entende o “não”
Mostra o que quer com gestos
11 MESES:
Diz “papá” e “mamã/á” para a pessoa certa (pai e mãe)
Participa de brincadeiras com gestos
Fica de pé sozinha por alguns segundos
Imita as ações dos outros
Coloca objetos dentro de um recipiente
Entende instruções simples
12 MESES:
Imita as ações dos outros
Diz sons parecidos com palavras
Mostra com gestos o que quer
Diz uma palavra além de mamã/á e papá
Dá alguns passinhos
Entende e cumpre instruções simples
Bebe líquidos no copinho
1 A 2 ANOS:
Anda sem apoio
Reconhece o próprio nome
Começa a correr, subir em móveis, ficar nas pontas dos pés
Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo)
Gosta de rabiscar no papel
Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo
Mostra senso de humor
Nesta fase, ainda não compreende regras, mas chora quando leva bronca e sorri quando é elogiado
Quando está bravo pode atirar objetos
É possessivo
A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas (2 a 3 palavras)
Usa o próprio nome
Reconhece partes do corpo
Presta atenção em histórias pequenas
2 A 3 ANOS:
Tira os sapatos
Chuta bola sem perder o equilíbrio
Gosta de dançar. Acompanha o ritmo da música batendo palmas
Está pronta para a retirada das fraldas
Mexe em tudo
Testa a autoridade
Tenta impor suas vontades
Prefere companhia para brincar
As frases vão aumentando e surge o plural
Fala de si mesma na terceira pessoa
Chama familiares próximos pelo nome
Pergunta ‘cadê”, ‘o que”, “onde”
3 A 4 ANOS:
Consegue colocar e tirar as suas roupas sem a ajuda de um adulto
Gosta de desenhar
Consegue segurar um lápis na posição correta
Consegue pedalar
Brinca com outras crianças
Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor
Constrói frases com até seis palavras
É capaz de separar objetos por tamanho e cor
Compreende os conceitos de igual e diferente
Lembra e conta histórias
4 A 5 ANOS:
Consegue usar a tesoura e cortar papel
Maior domínio no uso de talheres
Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento
Está mais sociável
Se sente grande perto das crianças menores
Sente vontade de tomar as suas próprias decisões
Expressa seus sentimentos
Já fala muitas palavras
Gosta de inventar e contar suas próprias histórias
Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números
*Camila Reibscheid é médica pediatra e participou como especialista convidada do Papo de Mãe sobre ESTÍMULOS E DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS, exibido em 25.09.2011. Site: www.pediatriaemfoco.com.br
*** Dica: Papo de Mãe – Estímulo e desenvolvimento dos bebês