Mariana Kotscho Publicado em 01/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h27
Dia 1º de dezembro é dia de doar. Você sabia que neste ano o dia 1º de dezembro é dedicado a fazer doações para instituições?
A data surgiu nos Estados Unidos em 2012 e acontece sempre na primeira terça-feira após o thanksgiving (feriado americano) e a black friday, dia de consumo.
No Brasil o movimento coletivo é liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos que reúne organizações do 3º setor. O dia de doar acontece em 70 países.
Podem ser doações de empresas ou de pessoas. E pode doar dinheiro, roupas, alimentos…
Fabiana Fragiacomo, gerente de marketing do Instituto Ayrton Senna, explica a origem do dia de doar. O IAS é mantido graças a doações e ao marketing de causa, adotado por empresas que apostam em causas e criam formas de doação, inclusive para incentivar seus clientes. Um exemplo é uma empresa de computadores que destina parte das suas vendas a doações. Fabiana destaca que toda doação faz diferença, mesmo que mínima, “pode ser aquele troco do pedágio”.
O Instituto Ayrton Senna, por exemplo, tem como foco investir na educação pública do país. Fabiana resume: “Investir em educação é combater a desigualdade pela oportunidade, com uma educação de qualidade, integral e que aposte nas habilidades socioemocionais, inclusive na formação de educadores”. São feitas parcerias com governos municipais e estaduais.
Confira a entrevista em vídeo com Fabiana Frangiacomo sobre o dia de doar.
https://institutoayrtonsenna.
https://ias.abraceumacausa.
#DiaDeDoar #EducaçãoDoFuturoAgora #JuntosPelaEducação
*Por Mariana Kotscho