Roberta Manreza Publicado em 16/11/2017, às 00h00 - Atualizado às 18h40
A importância das competências socioemocionais. A educação do Século XXI
Você sabe qual é a proposta da Educação Integral?
Todas as pessoas nascem com o poder de mudar o mundo, mas esse potencial precisa de oportunidades para se desenvolver. A chave para isso é a Educação Integral.
Desenvolvendo o ser humano por inteiro, na dimensão cognitiva e socioemocional, a Educação Integral prepara para viver no século 21 e construir o futuro.
O desafio: Brasil e mundo
Apesar do crescente reconhecimento da importância da educação, ela ainda não é tratada como prioridade no Brasil. Os resultados da nossa educação são prova disso.
Cerca de um quarto da população brasileira está na escola – quase 50 milhões de pessoas –, mas nosso sistema educacional não está dando as oportunidades necessárias para que esses estudantes progridam nos estudos, no trabalho e na vida.
Dimensionando o atraso
Dentre os brasileiros que estão na escola pública, que correspondem a mais de 80% das nossas crianças e jovens, muitos devem abandonar os estudos antes de concluir o ensino médio. Dentre os que concluírem o ensino médio, apenas 10% terão aprendido o que deveriam em matemática. Essa situação nos coloca numa posição de tremendo atraso em relação aos países desenvolvidos, e mesmo em comparação com países de nível de desenvolvimento similar. Na classificação do PISA, que avalia as competências de alunos de 15 anos em 72 países, ocupamos a ocupamos a 66ª posição de matemática, 63ª em ciências, na 59ª em leitura.
Olhando para o futuro
Os números da educação brasileira traduzem as dívidas do passado, mas não revelam todos os desafios do futuro. Certamente, teremos que trabalhar para alcançar índices satisfatórios de aprendizagem em português, matemática e ciências, mas isso não será suficiente para preparar nossas crianças e jovens para viver no século 21 e construir um futuro melhor. Além de aprenderem a ler, escrever, fazer contas e conhecer o mundo em todas as suas formas, nossos alunos também precisarão aprender a colaborar, persistir, organizar, criar, superar e uma série de outras competências para a vida. Esse não é apenas um desafio nacional, é um desafio global. Quase todos os países do mundo estão repensando seus sistemas de educação para preparar as novas gerações para o século 21. Não podemos deixar nossas crianças e jovens para trás.
A chave: Educação integral
A chave para preparar as novas gerações para viver no século 21 é a educação integral. Num mundo cada vez mais complexo, dinâmico, diverso e incerto, é preciso preparar as crianças e jovens a fazer e perseguir escolhas que resultem em um futuro melhor para elas e para o mundo.
Uma educação que prepare apenas para o sucesso acadêmico ou profissional não dará conta desenvolver todos esses potenciais. Mais do que expandir o tempo na escola, a educação integral expande as oportunidades de aprendizagem, promovendo as competências cognitivas e socioemocionais necessárias para que nossas crianças e jovens se desenvolvam plenamente no caminho das suas escolhas e do bem coletivo.
A Educação Integral desenvolve potenciais para vencer na vida e mudar o mundo.
O compromisso: Responsabilidade de todos
A educação integral não será possível sem o compromisso de todos. De acordo com a Constituição Brasileira, toda a sociedade deve colaborar para o “pleno desenvolvimento” das novas gerações.
Para isso, todos os atores sociais precisam trabalhar em rede, num espírito corresponsabilidade, para cumprir os compromissos democraticamente estabelecidos e fazer avançar a agenda da educação.
Assumindo essa responsabilidade, o Instituto trabalha em parceria com governantes, professores, gestores, pesquisadores, empresários e demais atores da sociedade para promover políticas e práticas para a construção de uma educação de qualidade para todos.
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