A informação é a melhor forma de prevenir acidentes com crianças. E devemos ter cuidado com festa junina, mesmo dentro de casa
Por Erika Tonelli* Publicado em 15/06/2021, às 08h00
Junho, além de ser a época de uma das festividades mais queridas dos brasileiros, a Festa Junina, é o mês dedicado à prevenção de queimaduras. Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo não é possível aproveitar o São João da forma tradicional, reunindo a comunidade em torno da quadrilha, das barraquinhas de brincadeiras e da fogueira.
Mas, para a data não passar em branco e garantir momentos gostosos em família, vale adaptar o Arraiá para ele acontecer dentro de casa e assim garantir a tradição com as crianças. Para isso, use a criatividade para decorar a sala ou quintal com bandeirolas; faça comidinhas típicas com milho, como canjica
e pamonha; e coloque uma trilha sonora com músicas de quadrilha ou forró.
Agora, o que não se pode adaptar é a segurança das crianças. Pais e responsáveis devem ficar atentos para evitar acidentes, principalmente as queimaduras. Elas são a segunda causa de hospitalização entre crianças de 1 a 14 anos de idade e, além do próprio ferimento, podem provocar sequelas funcionais, estéticas e psicológicas, sendo que algumas permanentes.
Então, para aproveitar a festa com segurança, fique atento para alguns cuidados importantes para evitar queimaduras com as crianças:
*Erika Tonelli é coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar, braço de conhecimento da Aldeias Infantis SOS Brasil e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura.