Roberta Manreza Publicado em 16/07/2015, às 00h00 - Atualizado às 08h20
Um estudo italiano revela que a presença desse vírus no sêmen pode estar dificultando a corrida dos espermatozoides até os óvulos.
Que o vírus HPV, transmitido sexualmente, pode ser o precursor do câncer de colo do útero todo mundo sabe. Mas um estudo de pesquisadores italianos, publicado na revista Andrology, mostra que esse vírus também pode atrapalhar a fertilidade masculina.
Vírus atrapalha espermatozóides
Após avaliarem dezenas de estudos, os cientistas concluíram que homens que possuem o HPV em seu sêmen têm maior probabilidade de desenvolver uma síndrome, na qual os espermatozoides têm dificuldade para chegar até os óvulos.
Assim, obviamente, não acontece a fecundação. Uma possível razão é que o HPV, ao integrar seu DNA às células masculinas (como também faz no caso do câncer feminino), estaria atrapalhando o funcionamento dos espermatozóides.
De acordo com os italianos, uma forma de resolver o problema é realizar a lavagem do sêmen com produtos que removam a carga viral do HPV. Depois disso, o espermatozoide livre do vírus seria injetado no óvulo, aumentando as chances de fecundação.
–
Dica: Assista ao Papo de Mãe sobre Infertilidade Masculina