Roberta Manreza Publicado em 15/10/2016, às 00h00 - Atualizado em 17/10/2016, às 09h26
Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre Brincadeiras Antigas
Hoje em dia, fala-se muito que as crianças não brincam mais como antigamente. Brincadeiras como amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, batata quente, roda pião, esconde-esconde e muitas outras, foram sendo substituídas por videogames, computadores e joguinhos eletrônicos.
Mas o que tem de tão especial nas brincadeiras de infância do passado? O que merece ser resgatado deste tempo? Será que é possível adaptarmos as brincadeiras de antigamente aos dias de hoje?
Para conversar sobre este tema, vamos conhecer as histórias da Simone, da Vanilza e do Jailson.
Simone é dona-de-casa e tem 2 filhos: Rafael (7) e Giovanna (4). Ela conta que é uma mãe preocupada em manter os filhos em contato com a natureza, artes manuais, espaços lúdicos, brincadeiras que estimulam a criatividade, shows de marionetes, teatros, etc, e que joguinhos eletrônicos são pouco usados pelos filhos. Já Vanilza, administradora operacional, 2 filhos: Gabriel (8) e Sophie (3), diz que precisou mudar de emprego para poder se dedicar melhor à família, já que o filho mais velho só queria saber de ficar jogando videogame e se alimentava muito mal. E Jailson, cinegrafista, pai do Breno (8), conta que aproveita todo o tempo livre para brincar com o filho ao ar livre. Ambos sempre andam juntos de bicicleta e também fazem trilhas onde fantasiam muitas aventuras.
Especialistas: Prof. Sirlândia Reis de Oliveira, vice-presidente da ABBri -Associação Brasileira das Brinquedotecas; Maria Angela Barbato Carneiro, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisa do Brincar e Educação Infantil da PUC/SP; Renata Meirelles, educadora e documentarista do Instituto Alana (Documentário “Território do Brincar”); Tiago Aquino da Costa e Silva (Tio Paçoca), professor de Educação Física e palestrante especialista em Recreação e Lazer.
Na reportagem de Fernanda de Luca, vamos conhecer um personagem de antigamente que procura fazer diferença na infância das crianças de hoje. Vamos conhecer o Sr. Adalberto e a “Adalbertolândia” . Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Marcelo Zanini.
Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.
Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza
Portal: www.papodemae.com.br Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae Twitter: www.twitter.com/papodemae Instagram: http://instagram.com/papodemaeoficial