Roberta Manreza Publicado em 15/06/2015, às 00h00 - Atualizado às 14h19
Secretário-geral afirmou que esse tipo de crime ocorre em locais privados tornando a resposta pública muito mais importante; Ban Ki-moon disse que com aumento da população idosa é urgente defender seus direitos.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ajuda global para acabar com qualquer tipo de abuso cometido contra idosos.
A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado esta segunda-feira, 15 de junho.
Realidade Ignorada
Em comunicado, Ban afirmou que “essa dolorosa realidade é, geralmente, ignorada pela sociedade”.
Segundo a ONU, em 2025, daqui a apenas 10 anos, o mundo terá 1,2 bilhão de pessoas com mais de 60 anos. Calcula-se que até 6% dos idosos tenham sofrido ou ainda sofram algum tipo de maus tratos em sua própria casa.
Em 2050, a estimativa é que os idosos cheguem a 2 bilhões, o que significa mais de 20% da população mundial, que deve alcançar os 9 bilhões.
Ban afirmou que para muitas pessoas, a imagem do abuso é de que ele é cometido por uma pessoa não muito conhecida pela vítima.
Família
O secretário-geral disse que apesar desse problema existir, o que mais acontece é a violência ser cometida por um membro da família. Ele cita abusos psicológicos, financeiros e físicos.
Pesquisas sobre o assunto mostram que idade, gênero e dependência aumentam os riscos de abusos, com as mulheres liderando as estatísticas.
Ban afirmou que esses crimes acontecem na maior parte das vezes em locais privados, tornando muito mais importante uma resposta pública. Segundo ele, com o aumento da população idosa é urgente defender seus direitos.
–
Dica: No próximo domingo, 21/06, assista ao Papo de Mãe inédito com Bisavós. 15h30, na Tv Brasil.