Pai e mãe cuidam dos filhos, certo? E quando esses papéis se invertem e os filhos passam a cuidar dos pais? Seja por uma questão de doença ou pela idade avançada, é fato que em algum momento da vida nossos pais podem precisar de cuidados especiais.
Roberta Manreza Publicado em 16/01/2018, às 00h00
Por Mariana Kotscho*, jornalista e apresentadora
Pai e mãe cuidam dos filhos, certo? E quando esses papéis se invertem e os filhos passam a cuidar dos pais?
Seja por uma questão de doença ou pela idade avançada, é fato que em algum momento da vida nossos pais podem precisar de cuidados especiais. Mas tomar conta de filhos pequenos é bem diferente de tomar conta de adultos.
Em situações mais difíceis, nossos velhinhos perdem a memória e ficam totalmente dependentes. A pergunta é: será que um filho pode ser um bom cuidador?
Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060. A expectativa de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.
A decisão por uma casa de repouso não deve ser encarada necessariamente como abandono. Isso infelizmente às vezes acontece, a gente sabe, mas dependendo da pessoa e do asilo a opção pode ser muito positiva e envolver toda a família.
Para a psicanalista especializada em gerontologia, Dorli Kamkhagi, os filhos precisam se preparar para cuidar dos pais, inclusive psicologicamente.
Dorli é autora do livro “Psicanálise e Velhice”, que fala sobre o envelhecer.
*Mariana Kotscho é mãe, jornalista, apresentadora do Programa Papo de Mãe da Tv Cultura e colunista do Portal Papo de Mãe.
Papo de Mãe recomenda: