8 de setembro de 2011
Oiee!!! Estamos de volta! E para não perder o costume, temos mais um S.O.S. PAPO DE MÃE! Aqui, o telespectador pergunta e o especialista que participou do programa responde. Confiram as perguntas que selecionamos para vocês. Quem responde é o
Dr. Antônio Júlio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra, que participou do programa sobre Parto Natural, exibido em 04.09.2011.
PARTO NATURAL INDUZIDO x CESÁREAGostaria de saber sobre o que é preferível: um parto natural ainda que induzido ou um parto cesárea? Estou com 40 semanas de gestação e minha médica disse que se eu não conseguir o parto natural até 41 semanas e 3 dias (protocolo do hospital para partos) ela vai tentar a indução antes de ir para o parto tipo cesárea. Isso não seria a melhor opção? Gostaria de considerações da equipe e riscos da indução do parto. Obrigada.Dr. Antônio Júlio responde: Acredito que a indução é a melhor opção para quem pretende um parto normal (se não for possível o parto natural). Sua médica está correta na conduta e me parece afinada com os seus desejos. Quanto aos “riscos” de uma indução de parto eu prefereria dizer que se trata de um trabalho de parto que necessita uma vigilância frequente e contínua durante todo o seu período, pois as contrações ao serem produzidas artificialmente (medicação), podem fugir do padrão habitual e “atrapalhar” um pouco o desenrolar do trabalho de parto. Converse com sua médica sobre isso e BOM PARTO!PARTO NATURAL DE GÊMEOS Oi! Adoro o programa e vejo todos. Eu queria perguntar se é possível ter gêmeos de parto normal e gostaria de saber os riscos, se houver?Dr. Antônio Júlio responde: É possível ter parto normal em gemelar. O sucesso deste parto depende principalmente da posição que os bebês se encontram dentro do útero (sentados ou de cabeça para baixo) e da experiência do médico neste tipo de parto. É preciso também um controle rigoroso da evolução deste trabalho de parto para detectar qualquer problema precocemente e mudar a via de parto caso necessário.