Roberta Manreza Publicado em 18/08/2015, às 00h00 - Atualizado às 08h38
Por Cartilha de Saúde Bucal / Fontes: PIM – RS e Portal EBC
Os traumatismos são comuns em crianças, e devem ser tratados com cuidado. Qualquer batida (trauma) nos dentes é importante e deve ser avaliada por um dentista para avaliar se os dentes permanentes foram envolvidos, se há necessidade de conter o dente ou tratá-lo. Se a criança quebrar um dente, deve- se procurar o fragmento de dente e levar a criança com o fragmento ao dentista o mais rápido possível.
Lembrando que se houver machucados intensos, tontura, confusão mental, a criança deve ser levada ao médico antes.
Nos casos de avulsão (quando o dente sai por inteiro do alvéolo – “casinha do dente” – devido a algum trauma), temos duas opções:
– no caso de dentes permanentes, a orientação é que o responsável pegue o dente pela coroa (parte que ficaria para fora na boca, não na raiz), lave em água fria (se estiver sujo) sem esfregar e ir imediatamente a um dentista levando o dente dentro de um copo com leite, soro ou dentro da boca da mãe (a saliva é importante para que o dente mantenha suas propriedades). O responsável pode tentar realizar esse reimplante e logo levá-lo a um dentista, caso se sinta seguro;
– no caso de dentes de leite que sofram avulsão, geralmente não se realiza reimplante, portanto os responsáveis devem guardar o dente e levar a criança ao dentista, para que este veja qual o melhor tratamento para o caso.