19 de outubro de 2010
Um dos assuntos abordados durante o programa Papo de Mãe sobre Audição e que chamou bastante atenção foi o chamado
Implante Coclear, popularmente conhecido como “ouvido biônico”. Trata-se de um aparelho eletrônico de alta complexidade tecnológica, que tem sido utilizado nos últimos anos para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de surdez profunda que não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais. Consiste num equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total. Assim o implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 100.000 pessoas no mundo já o estão usando.
O
Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é um dos pioneiros do implante coclear no Brasil, tendo mais de 400 pacientes implantados em acompanhamento. Em 18 anos de existência, o Grupo vem realizando atendimento aos pacientes que necessitam de reabilitação auditiva e que não dispõem de outro método para ter restabelecida sua comunicação auditiva, sendo considerado um dos maiores centros de implante coclear do mundo, e o único no Brasil a realizar cirurgias para pacientes com surdez por meningite (cócleas ossificadas) e implante de tronco cerebral.Para saber mais acesse:
http://www.implantecoclear.org.br/IMPORTANTE: O implante coclear tem cobertura pelos SUS e pelos Planos de Saúde nos casos de surdez severa e profunda.
CRITÉRIOS DE INDICAÇÃO PARA PACIENTES SUS(Portaria nº 1.278/GM Em 20 de outubro de 1999) IMPLANTE EM ADULTOS O Implante Coclear em adultos deverá seguir os seguintes critérios de indicação: a – pessoas com surdez neuro-sensorial profunda bilateral com código lingüístico estabelecido (casos de surdez pós-lingual ou de surdez pré-lingual, adequadamente reabilitados); b – ausência de benefício com prótese auditiva (menos de 30% de discriminação vocal em teste com sentenças); c – adequação psicológica e motivação para o uso de implante coclear. IMPLANTE EM CRIANÇAS O Implante Coclear em crianças, menores de 18 anos com surdez pré e pós-lingual, deverá seguir os seguintes critérios de indicação: a) experiência com prótese auditiva, durante pelo menos três meses; b) incapacidade de reconhecimento de palavras em conjunto fechado; c) família adequada e motivada para o uso do implante coclear; d) condições adequadas de reabilitação na cidade de origem. CRITÉRIOS DE CONTRA-INDICAÇÃO Está contra-indicado o Implante Coclear nos seguintes casos: a – surdez pré-lingual em adolescentes e adultos não reabilitados por método oral; b – pacientes com agenesia coclear ou do nervo coclear; c – contra-indicações clínicas.
Para terminar, nada melhor que o depoimento de uma mãe. A nossa telespectadora
Tatiane Braga (Manaus/AM) passou pela experiência do implante com seu filho e nos escreveu o seguinte:
“Boa tarde! Sou mãe do José Luís, também é paciente do HC de SP, usuário de implante coclear, fez a cirurgia com 1 ano e 2 meses e assim como a pequena Ana Augusta, desenvolveu a fala normalmente. Como bem disse o Dr. Koji, a maior dificuldade é a falta de informação, inclusive por parte dos profissionais. Nós sofremos com isso aqui em Manaus, mas graças à Deus encontramos a equipe do HC bem cedo. Parabéns por trazer esse tema ao programa, que certamente mostrará uma luz para as famílias que têm crianças com problema de audição. Meu grande abraço a todos”. Por hoje é isto, pessoal. Mas amanhã tem mais! Grande beijo e continuem votando no prêmio
TOPBLOG. Obrigada!!!