Roberta Manreza Publicado em 30/10/2016, às 00h00
A literatura pode transformar a história das pessoas!
Promover o acesso ao livro e à leitura para crianças e jovens de 149 comunidades rurais de 23 municípios na região da Amazônia Legal brasileira, paralelamente à valorização da cultura local.
História
A Vaga Lume nasceu em 2001, fruto da curiosidade pelo Brasil. Iniciada a partir de um projeto piloto em municípios do Estado do Pará, completando sua primeira etapa em 2002, com alto índice de aprovação.
Diferentemente de expedições de caráter exploratório ou científico, a proposta desta era a troca de conhecimento entre sua equipe e a população rural da Amazônia Legal: a equipe propunha-se a aprender sobre a vida dos habitantes da Amazônia e deixar aos seus interlocutores uma contribuição.
Esta contribuição chegaria na forma de um pequeno conjunto para criação de uma biblioteca, composto por uma estante recheada de livros de literatura e acompanhada de uma formação de mediadores de leitura.
O conhecimento, historicamente associado à ideia de “luz” era o motor deste projeto, que por analogia recebeu o nome de Vaga Lume.
Com foco na brasilidade, na curiosidade por este país continental e sua gente, a Vaga Lume escolheu a Amazônia Legal, composta pelos estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão, como área de atuação.
Amazônia Legal é uma região correspondente a cerca de 60% do território brasileiro e sua área vai além da Floresta Amazônica, abrangendo uma ampla faixa com vegetação costeira, campos e cerrado.
A Amazônia é famosa por seu vasto território e suas riquezas naturais: a biodiversidade, os minérios, a madeira, a água, entre outros. A riqueza cultural dos habitantes da região, frequentemente deixada em segundo plano, era a principal curiosidade do projeto. Uma expedição cultural e educacional para ensinar e aprender com a população da Amazônia – assim nasceu a Expedição Vaga Lume.
Projetos
Desde 2001 a Vaga Lume atua em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, desenvolvendo projetos de educação e cultura, estimulando principalmente a leitura, a escrita e a oralidade.
A Amazônia é nossa origem, onde começamos a construir nossas pontes.
Mais que ensinar, mais que aprender, a nossa história é a troca.
No início, esta troca aconteceu por meio das bibliotecas e dos mediadores de leitura que foram formados.
Com o tempo, a Vaga Lume intensificou seu intercâmbio com as comunidades, criando novas iniciativas e ampliando o alcance de suas ações.
Contar histórias…
Coletar histórias…
Registrar histórias…
Criar histórias…
É a forma da Vaga Lume atuar no mundo.
A literatura, as expedições, os encontros de formação e o intercâmbio cultural são as ferramentas que a Vaga Lume utiliza para promover a expansão da visão de mundo de crianças e adultos.
Assista à entrevista com a presidente e uma das fundadoras da Vaga Lume, Sylvia Guimarães, e saiba mais sobre o trabalho que a associação realiza há mais de 15 anos em comunidades rurais da Amazônia.
Dados
A Amazônia concentra mais de 30% da biodiversidade do planeta. Mais de 20 milhões de pessoas vivem na região. Apesar disso, a Amazônia possui um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano e de acesso à cultura no país.
A Vaga Lume acredita que o investimento nas pessoas e nas comunidades da Amazônia é uma forma de contribuir com as gerações presentes e futuras, promovendo o acesso à educação e a cultura, valorizando a diversidade cultural e a preservação do meio ambiente.
Acesse o site vagalume.org.com
Veja os vídeos que falam da Vaga Lume
https://www.youtube.com/watch?v=nMRr5cd_a8I
https://www.youtube.com/watch?v=kLv3Cp0vuLU
https://www.youtube.com/watch?v=YtWrRNbMsp4
Caixas de livros que serão enviadas para as comunidades na Amazônia.