Piauífest acontece no próximo domingo e contará com a participação de Marisa Monte, Palavra Cantada, Arnaldo Antunes e Toquinho
Sabrina Legramandi* Publicado em 11/08/2021, às 18h35
A Serra da Capivara, no sul do Piauí, é a região onde se encontra o famoso Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por sua relevância arqueológica.
Em meio à sua importância, a Serra da Capivara, porém, esconde a falta de políticas públicas e o esquecimento pelo governo. Agricultores familiares e comunidades quilombolas vivem a seca e, durante a pandemia, o aumento do desemprego.
Foi por isso que estudantes do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, organizaram o festival Piauífest, que ocorrerá no próximo domingo (15), às 16h, no canal do YouTube do Projeto Veredas. O objetivo é arrecadar recursos para manter o Projeto que, além de auxiliar pessoas que vivem na Serra da Capivara com a doação de cestas básicas, também realiza projetos educacionais.
Há cinco meses, uma das comunidades da região, a Novo Zabelê, sofre com o desabastecimento de água. A renda do evento também será destinada a auxiliar as 300 famílias que estão vivenciando a situação. O Projeto tentou entrar em contato com a Agespisa, responsável pelos serviços de água e esgoto da região e, até o momento, não obteve resposta.
Laura Kotscho, estudante e uma das coordenadoras do Piauífest, conta que o Projeto Veredas foi uma iniciativa dos alunos do Santa Cruz. Em parceria com líderes das comunidades da região, ele apoia, hoje, mais de 2 mil pessoas.
O Projeto atua com os líderes das comunidades da Serra da Capivara. Sempre mantemos um diálogo muito aberto com a região e implementamos apenas o que realmente servir de ajuda. Nunca fazemos nada que venha apenas da nossa parte." (Laura Kotscho)
Criada em 2017, a iniciativa também trabalha em conjunto com uma instituição local, o Instituto Olho d'Água, que promove ações que visam à valorização da memória e a preservação do patrimônio cultural local.
A parceria leva apoio psicopedagógico às crianças da região. Já foram realizadas doações de livros para uma biblioteca em São Raimundo Nonato (PI), reforços escolares, aulas de informática, além de atividades voltadas também às mães.
Para Laura, a importância do Projeto vai no sentido de criar as políticas públicas que não são implementadas. Segundo ela, a região vem sendo esquecida há anos pelo governo.
O festival já chega na sua quinta edição e acontecerá, pela segunda vez, de maneira remota. No ano passado, a live teve grande alcance e transmitiu apresentações dos próprios alunos e também de Gilberto Gil e Nando Reis.
Em 2021, o evento conta novamente com a participação de jovens no começo de carreira e também de grandes nomes da música nacional, como Marisa Monte, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Palavra Cantada e Toquinho.
Além das apresentações, o Piauífest fará a venda de roupas do Projeto Veredas. Toda a renda será revertida para as frentes de trabalho da Serra da Capivara. Para acompanhar mais sobre o evento, acesse o Instagram do Projeto Veredas ou o canal no YouTube.
*Sabrina Legramandi é repórter do Papo de Mãe
CPI do Feminicídio: Projeto Avarc, com foco nas vítimas e seus direitos, avança em Brasília
“Receber quem está chegando no planeta”: o poder da arte na vida dos bebês
Instituto Empathiae inaugura sede própria em São Paulo
Como ajudar os bebês órfãos da Covid-19
Projeto Laços: a conexão entre pais de crianças com doenças raras