Inauguração contou com a presença da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência Silvia Grecco e de seu filho, Nickollas Grecco
Redação Papo de Mãe Publicado em 10/08/2021, às 16h39
Fundado e presidido por Mônica Xavier, o Instituto Empathiae é um dos pioneiros no acolhimento emocional das mães e das famílias que recebem a notícia da deficiência dos seus filhos. "Há 8 anos eu tive um sonho. O sonho de olhar nos olhos vazios de esperança da mãe de uma criança com deficiência no momento da notícia e dizer a ela que tudo ficaria bem. Sonhei dar a essa mãe, dentro de um abraço, todo o espaço que ela precisasse para ser quem era e sentir o que quer que sentisse, sem ter medo de censura ou julgamento. Hoje, 8 anos depois de muito trabalho, do trabalho que começou na minha sala de jantar, eu realizo o sonho de abrir uma sede própria para o Instituto Empathiae, com espaço para todos os nossos atendimentos, cursos e projetos”, comemora Mônica.
Acompanhada de seu filho Nickollas, que é cego e tem autismo, a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo Silvia Grecco, prestigiou a inauguração. "O que eu vejo desde o momento em que eu pisei aqui é que este lugar é repleto de amor. No tamanho desta cidade, sozinhos nós não vamos conseguir fazer nada, a gente tem que ter os nossos braços em cada canto e as instituições do terceiro setor representam muito bem isto. A gente deseja esta parceria e coloco as portas da Secretaria super abertas a vocês. Estou adorando o lugar, me senti muito acolhida”, comentou a Secretária.
Hoje, além do acolhimento emocional às famílias, o Instituto Empathiae também se dedica a oferecer capacitação ao empreendedorismo para as mães de crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social; promove encontros de autocuidado e empoderamento emocional para essas mulheres, além de encontros mensais para as famílias com objetivo de formação de redes de apoio e de resgate do senso de pertencimento. Para outras Ongs, grupos e profissionais da saúde, o Instituto também promove treinamentos para o acolhimento e para o momento da notícia do diagnóstico, além de parcerias com maternidades.
Serviço:
O que é? Instituto Empathiae, entidade sem fins lucrativos.
O que faz? Acolhimento emocional para mães e famílias que recebem a notícia da deficiência dos seus filhos (síndrome de Down, autismo, síndromes raras e outras deficiências intelectuais), oficinas de empreendedorismo para mães de crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social; encontros para mães e para famílias de crianças com deficiência; cursos e treinamentos para outras Ongs, grupos e serviços de saúde.
Onde fica: Rua Franco Alfano, 287, Jardim Vazani. São Paulo - SP
Maiores informações: www.empathiae.org ou @institutoempathiae no Instagram e no Facebook. E-mail: [email protected].