O professor Fábio Aparecido propõe a torre de Hanói para as crianças aprenderem matemática
Prof. Fábio Aparecido* Publicado em 29/06/2021, às 12h24
Você que acompanha meus artigos aqui no Papo de Mãe, já percebeu que gosto muito de trabalhar o raciocínio lógico com atividades que colocam desafios utilizando como base a leitura, interpretação, concentração e também que envolvam pais, mães ou responsáveis.
Isso ajuda muito os professores de matemática no ensino fundamental, médio e também ajuda na quebra do paradigma dos alunos de que a matemática é uma matéria para poucos.
O tema deste mês tem como referência um brinquedo muito bacana que á a torre de Hanói.
O objetivo da torre é mover todos os discos para a torre da direita, um disco por vez, o disco menor sempre em cima do maior.
Para entender melhor o jogo assista ao vídeo abaixo com a demonstração da montagem com todas as etapas:
Durante a explicação da montagem você percebeu que quanto mais discos, maior é o grau de dificuldade e com isso quem está montando se sente desafiado.
E também tem a importância de ser um jogo manipulativo, principalmente atualmente onde o celular está cada vez mais presente nas mãos das crianças e adolescentes.
Vou deixar aquicomo sugestão para compra do jogo!
Aproveite e participe dessa brincadeira também, isso ajuda na valorização da autoestima e no incentivo a criatividade da criança e do adolescente.
Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.
“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”
*Professor Fábio Aparecido é fundador da página “Projetos de Matemática” é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados pelo MEC(Ministério da Educação) por 3 anos.
Instagram @prof.fabioaparecido
Os benefícios do quebra-cabeça infantil
Dicas de atividades para as férias escolares
Matemática: Aprenda com o jogo chinês Tangram
Vamos brincar e aprender utilizando um relógio de ponteiros?
Brincando com a linguagem: 5 jogos de palavras que só dependem do raciocínio