São vários os caminhos para explorar os conteúdos da matemática e o principal deles está no raciocínio lógico
Prof Fábio Aparecido* Publicado em 16/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h56
O tema deste mês destaca a importância do incentivo de um jogo que desenvolve as habilidades que eu sempre gosto de mencionar nos meus artigos que são a leitura, interpretação, concentração, raciocínio lógico e ele é o quebra-cabeça.
Ele pode ser apresentado em vários formatos (plano e tridimensional), mas o destaque principal deste artigo está na forma plana.
Além das habilidades que eu mencionei acima ele proporciona a valorização da autoestima da criança, principalmente se ela for incentivada e elogiada pelo seu responsável que deverá acompanhar e explicar os procedimentos da montagem.
E também tem a vantagem de você emoldurar e colecionar os quebra-cabeças que a criança montar.
Agora falando da matemática, nós temos a quantidade de peças que a criança poderá fazer a contagem, iniciando com os modelos pequenos e aos poucos aumentando conforme o seu rendimento com quantidades maiores.
Outra aplicação prática da matemática está nas formas geométricas que dispõe cada jogo como o quadrado, retângulo ou até mesmo na forma circular.
Temos ainda a dimensão das medidas de suas laterais, sua área plana que são noções indispensáveis no aprendizado da tão temida geometria.
São vários os caminhos para explorar os conteúdos da matemática e o principal deles está no raciocínio lógico.
Aprofundando um pouco mais sobre o tema do quebra-cabeça vou colocar aqui um link com as dicas de variedades, montagem e emolduramento de uma especialista nesta área. https://globoplay.globo.com/v/7935974/.
Aproveite e participe dessa brincadeira também, isso ajuda na valorização da autoestima e no incentivo a criatividade da criança e do adolescente.
Não esqueça de colocar o seu depoimento aqui, ele é muito importante para nós e aproveite deixe uma sugestão de tema para os próximos artigos.
“Um abraço e sucesso nos seus desafios!”
*Professor Fábio Aparecido é fundador da página “Projetos de Matemática” é licenciado, bacharel, especialista em Matemática, professor do Centro Paula Souza e na SEDUC-SP. Seus projetos foram mencionados pelo MEC(Ministério da Educação) por 3 anos.
Instagram @prof.fabioaparecido